https://www.instagram.com/p/BXGb2mDA5RB/?taken-by=heatherantos
Heather Antos é cartunista e trabalha como editora na Marvel, meca das grandes histórias em quadrinhos de super-heróis.
Na última semana, ela e um grupo de colegas do trabalho decidiram aproveitar uma pausa nas atividades para tomar milk-shake e o momento rendeu uma selfie publicada nas redes sociais de Heather.
Machismo no universo geek
O que parecia ser uma simples foto entre amigas acabou virando uma grande confusão na web. Logo após a postagem da selfie, Heather começou a receber diversas mensagens (públicas e privadas) de internautas que ofendiam a cartunista.
Grosseiras e misóginas, as mensagens questionavam as garotas por não estarem em suas mesas trabalhando naquele momento. Alguns internautas chegaram a relacionar as quedas nas vendas da empresa com o fato das funcionárias serem mulheres. Coincidência ou não, boa parte dos comentários partiram de usuários homens.
O teor sexista dos comentários impressionou tanto Heather, que ela decidiu responder aos insultos em sua página no Twitter.
“A internet é um lugar péssimo, horrível e nojento. Como eu me atrevi a postar uma foto com minhas amigas na internet esperando não ser insultada, hostilizada e alvejada? Acordei e me deparei com mais um monte de tweets e mensagens diretas cheias de lixo. Por ser uma mulher. Trabalhando com quadrinhos. Que publicou uma selfie com as amigas tomando milk-shake”, escreveu.
Mobilização de apoio
Após a repercussão da história, milhares de internautas resolveram agir diferente e prestaram apoio a Heather. Muitos publicaram fotos tomando milk-shake e enviaram mensagens de solidariedade.
O caso viralizou na web e acabou chegando até mesmo na DC Comics, rival histórica da Marvel. Em apoio ao que aconteceu com Heather, o perfil oficial da empresa publicou uma foto com um grupo de funcionárias segurando milkshakes e fazendo uma pose da personagem Mulher-Maravilha.
Na sequência, a Marvel respondeu a rival com a foto de um milk-shake com dois canudos em sinal de união contra o machismo que ainda assola o universo geek.
— Marvel Entertainment (@Marvel) August 1, 2017
Desigualdade no entretenimento
- Salário da Mulher Maravilha foi MUITO baixo – cinco vezes menor que Superman
- Até em Hollywood, mulheres ganham menos que os homens: veja a lista
- Emma Stone revela machismo em Hollywood: veja o relato da atriz