9 dicas para tirar chiclete de roupas, sapatos e tapetes (e até do cabelo!)

Se por algum acidente ou descuido, uma goma de mascar grudou em uma roupa, tapete, sapato ou qualquer outro tipo de tecido, não se desespere. É possível remover chiclete deles com algumas técnicas simples e que não deixarão as peças danificadas.

Como tirar chiclete da roupa

Ferro de passar

Estenda um pedaço de papelão em uma superfície lisa e coloque a peça de roupa ou tapete com o chiclete grudado virado para baixo. Em seguida, esquente o ferro de passar em temperatura média e passe-o na roupa até que chiclete tenha sido totalmente transferido para o papel.

Aqui, é importante tomar cuidado para a goma de mascar não tocar diretamente do ferro – já que isso pode danificar o eletrodoméstico – e de lavar a peça de roupa normalmente após o processo para evitar que uma possível mancha apareça no local onde o chiclete ficou grudado.

Vinagre

Os possíveis usos caseiros do vinagre são diversos e, entre eles, está o fato de que ele ajuda a tirar chiclete grudado de tecidos. Para fazer isso, mergulhe uma escova de dentes velha em um copo (350 ml) de vinagre branco quente, posteriormente esfregando o chiclete com a escova até removê-lo por completo.

Outra forma de usar essa substância para remover uma goma de mascar grudada na roupa é aquecer o vinagre branco (algo que pode ser feito facilmente no micro-ondas), despejá-lo em um balde ou bacia e deixar a peça de molho, checando em intervalos curtos de tempo para ver se o chiclete está se soltando.

Conforme ele for ficando fácil de desgrudar, retire o chiclete do tecido com uma espátula ou colher, lavando a peça normalmente na sequência.

Gelo

Assim como o calor, o frio também ajuda a desgrudar chicletes de tecidos, então algumas pedrinhas de gelo podem bastar para cumprir essa missão. Para isso, coloque alguns cubos de gelo em um saco plástico, aplique sobre o chiclete e aguarde pelo menos 30 minutos.

Após esse intervalo de tempo, toque o chiclete para verificar se ela está endurecido e, com a ajuda de uma espátula de metal ou de uma faca de manteiga, remova-o suavemente pelas bordas até que se desgrude. Em seguida, coloque a peça para lavar normalmente – algo que evitará a fixação de possíveis manchas deixadas pelo doce.

Freezer

Para endurecer o chiclete usando temperaturas mais baixas, os cubinhos de gelo não são a única forma. Além dessa técnica, é possível também colocar a peça com o chiclete grudado dentro de um saco e deixá-lo por duas horas dentro do congelador – algo que terá o mesmo efeito: endurecer a goma de mascar.

Quando o chiclete já estiver bem endurecido, basta raspá-lo da roupa com um instrumento limpo e lavar a peça na sequência.

Óleo de eucalipto

Umedeça uma flanela com óleo de eucalipto e passe sobre a goma de mascar. Em seguida, raspe-a suavemente com uma faca de manteiga ou espátula. Para retirar o aspecto viscoso depois de desgrudar o chiclete, aplique um pouco de suco de limão sobre a área.

Suco de limão

Assim como o vinagre branco, o suco de limão é outra substância ácida que pode ajudar no processo de remover um chiclete grudado na roupa ou em outros tecidos – mas não aplicando o suco da fruta diretamente na goma de mascar. Para usar esse método, encha um balde com água, despeje nele o suco de meio limão e deixe a peça de molho ali por alguns minutos.

Conforme o chiclete for se soltando, use uma colher ou espátula para tirá-lo completamente sem forçar e lave a roupa normalmente. Caso sobre um pouco da goma de mascar no tecido, é possível repetir o procedimento para remover o restante.

Spray fixador de cabelo

Quem costuma fazer penteados nos cabelos pode ter em casa uma verdadeira arma para desgrudar chicletes de superfícies como roupas e solas de sapatos – isso porque, usando um spray fixador para o cabelo, é possível endurecer a goma de mascar da mesma forma que o gelo faz, fazendo com que fique mais fácil soltá-lo dali.

Para usar esta técnica, é preciso aplicar o produto diretamente sobre o chiclete e, conforme ele for ficando durinho, usar as mesmas ferramentas citadas anteriormente para desgruda-lo de vez na roupa. Para evitar possíveis manchas, é preciso lavar a peça logo em seguida, de forma costumeira.

Álcool

Para tecidos mais finos e delicados, uma boa opção é usar o álcool para desgrudar chiclete. Para isso, você deve usar uma esponja para aplicar a substância sobre a goma de mascar até que ela fique durinha, usando, em seguida, algum instrumento limpo para removê-lo do tecido. Em seguida, para assegurar uma roupa sem manchas, basta lavar a peça normalmente.

Refrigerante de cola

Caso a roupa seja preta, uma substância que pode ajudar a remover o chiclete de um tecido é o refrigerante à base de cola, que, assim como outros possíveis ingredientes, endurece a goma de mascar, facilitando sua retirada. Para isso, o mais indicado é colocar a peça em uma superfície limpa e derramar um pouco da bebida sobre o chiclete, aguardando o endurecimento da goma.

Conforme ela for enrijecendo, uma colher ou espátula pode auxiliar na remoção – mas, como o refrigerante normalmente contém açúcar, é obrigatório lavar a peça logo em seguida.

Cuidados na hora de tirar chiclete de tecidos

  • Antes de usar qualquer substância como o álcool em um tecido, verifique a etiqueta dele para se certificar de que não há restrições diretas a certos tipos de produtos, evitando assim possíveis manchas após esses procedimentos;
  • Em tecidos coloridos, o melhor é optar pelos métodos que envolvem o uso de calor ou frio para remover o chiclete grudado, prevenindo assim que os líquidos deixem a peça manchada;
  • Mesmo quando o chiclete já estiver devidamente endurecido, vá com calma: em vez de puxar com muita força (algo que pode piorar a situação), é indicado começar a descolá-lo do tecido pelas bordas, usando algo limpo para raspá-lo;
  • Certifique-se de sempre lavar a peça após usar qualquer um dos métodos para que possíveis manchas deixadas pelo colorido da goma de mascar sejam devidamente removidas;
  • Siga os passos das técnicas corretamente (respeitando fatores como temperatura da água, por exemplo), evitando, de preferência longe da luz solar para que as substâncias não reajam e manchem a roupa. Também é bom se certificar de que se está executando o processo em uma superfície limpa e sem cor, já que substâncias como o álcool, por exemplo, podem dissolver tintas no local e manchar a peça de roupa;
  • Busque um instrumento simples e limpo para ajudar na remoção do chiclete – algo que, de preferência, não seja cortante, para evitar estragar a peça. Aqui, os objetos mais indicados são colheres, espátulas e facas sem serra.

Como tirar chiclete do cabelo

Pior que ter uma goma de mascar presa à roupa é ficar com chiclete grudado no cabelo – algo que faz muita gente se desesperar achando que terá de cortar os fios presos à ele. Isso, porém, não é necessário e há diversas formas de removê-lo sem danificar os cabelos. Antes de tentar qualquer uma das técnicas, porém, é importante lembrar que o melhor é evitar mexer no nó de cabelos e chiclete para não piorar a situação e facilitar a remoção.

Óleos

Além de produtos industrializados em forma de óleo – como finalizadores, por exemplo –, alguns óleos que também podem ser usados para hidratar e nutrir os cabelos são eficazes na hora de fazer o chiclete se soltar. É possível, por exemplo, espalhar óleo de coco ou azeite na mecha afetada, tentando desgrudar a goma de mascar devagar, com bastante cuidado e, se necessário, utilizando um pente.

Refrigerante de cola

Uma das mais famosas formas de retirar chiclete do cabelo é também uma das mais inusitadas. Devido às substâncias presentes em sua composição, refrigerantes de cola também ajudam a fazer o chiclete desgrudar dos fios e, para isso, o melhor é mergulhar a mecha que está presa à goma de mascar em um copinho com a bebida. Após alguns minutos, a goma endurece e pode ser cuidadosamente removida.

Máscara capilar

Por serem escorregadios, cremes de cabelo e até condicionadores podem ser úteis na hora de descolar o chiclete dos fios. Para isso, basta usar uma quantidade boa diretamente na mecha afetada, espalhando o produto bem perto do chiclete e tentando desgrudá-lo dali. Aqui, pode ser necessário utilizar um pente para facilitar o processo.

Pasta de dente

Outra substância que se tem em casa e pode ser usada para remover o chiclete dos cabelos é o creme dental que, devido à sua composição, quebra o açúcar da goma de mascar, fazendo com que ela desgrude com mais facilidade. Para isso, basta repetir os passos dos outros processos, aplicando a pasta na região afetada e puxando a goma com cuidado.

Gelo

Da mesma forma que alguns cubinhos de gelo podem bastar para tirar a goma de mascar de um tecido, eles também podem ajudar a tirar chiclete do cabelo. Aqui, a ideia é segurar algumas pedras de gelo junto do chiclete até que ele endureça e possa ser devidamente removido. Caso sobre algum resíduo, é possível utilizar algum dos outros métodos descritos para finalizar a limpeza.

Cuidados na hora de tirar chiclete do cabelo

  • Mesmo quando o chiclete já tiver endurecido, não o puxe, pois isso pode fazer com que fios de cabelo sejam arrancados. Vá sempre com calma, tentando desgrudar uma parte da goma por vez para danificar os fios o mínimo possível;
  • Para o processo não ser tão desconfortável, segurar a mecha em que o chiclete está grudado perto da raiz dos cabelos pode ajudar a retirar a goma de mascar sem que os fios sejam puxados diretamente do couro cabeludo. Para isso, é indicado ter alguém ajudando;
  • Além das substâncias que ajudam a desgrudar o chiclete dos cabelos ou a endurecê-lo, também é possível que você precise de um instrumento para ajudar no processo. Aqui, o indicado é optar por um pente que, de preferência, tenha cerdas um pouco mais largas para não emaranhar ainda mais a mecha;
  • Apesar de várias destas substâncias serem apropriadas para nutrir ou hidratar o cabelo, após utilizá-las nos fios para desgrudar um chiclete é importante que eles sejam lavados para eliminar resquícios de produtos. Caso após a lavagem ainda tenha restos da goma de mascar grudados nos cabelos, qualquer um dos procedimentos citados podem ser repetidos até a remoção completa desses resíduos – sempre, é claro, tomando cuidado para não danificar os fios.

Dicas de limpeza