Para aprender a fazer artesanato com tecido é importante saber quais são as agulhas de costura mais apropriadas para cada situação. Nós selecionamos algumas numerações e a suas utilidades para facilitar na hora da produção.
Leia também:
Dicas de risco para pinturas em tecidos
Passo a passo para fazer crochê
Letras para bordar em ponto cruz
Tamanhos das agulhas e suas funções
Número 9
A agulha para costurar de número 9 é indicada para fazer trabalhos bem mais delicados e que exigem muito mais atenção. O tule, organza, veludo e uma renda bem fina são algumas das opções que podem ser trabalhadas.
Número 11
O número 11 serve para fazer artesanatos com tecidos leves como cetim, tafetá e algodão. É importante lembrar que a linha também ajuda a dar um acabamento mais bonito, portanto combinar as cores com a da peça podem ajudar.
Número 14
A agulha de número 14 serve para costurar peças mais elaboradas como uma lã fina, algodão, tecidos com veludo mais delicado e outros semelhantes.
Número 16
Uma das mais usadas pelos artesãos, a 16, é usada para fazer trabalhos mais pesados com tecidos mais elaborados, como o tweed, sarja, tecidos de cortinas, casacos e até mesmo lona.
Número 18
Por fim temos a 18 que deve ser usada em artesanatos de estofados de sofá, cadeira e mesmas, ou uma lona bem mais grossa.