
Na hora de organizar o guarda-roupa, sempre aparece a dúvida: que roupa devo pendurar e que roupa devo dobrar? A consultora de estilo e organizer Mônica Boaventura explica que o mais importante é pensar no tecido da roupa.
Como guardar roupas no armário?
Se as peças forem de crepe, seda, linho, algodão, tricoline ou viscose, elas devem ser penduradas porque amassam facilmente. Mônica explica que as roupas que devem ser penduradas geralmente são de fibra natural.
As roupas que são de tecido sintético e com elastano devem ser dobradas e colocadas em prateleiras ou até enroladas e guardadas em gavetas. “Se forem penduradas elas podem ficar defeituosas ou esgarçadas por conta do vício que a marca do cabide cria e do próprio peso do tecido – ele vai cansando, esticando e fica torto. São peças em malha, lã, lycra, malha fria e polyester”, detalha.
Além disso, todas as roupas de couro têm que ser penduradas para que não fiquem com a marca de dobras e também não mofem.
Para falar sobre a importância de guardar as roupas corretamente no armário, a organizer faz uma comparação com cadeiras. “Pense que a sua roupa no cabide é como você quando se senta em uma cadeira. Se a cadeira for desconfortável, você vai começar a ficar incomodado. Se a cadeira tiver uma ponta em um lugar errado, vai machucar sua pele e deixar marcas. Com a roupa acontece a mesma coisa. Só que ela pode ficar lá, ‘sentada naquela cadeira desconfortável’ por 1 mês”.
E a consequência disso é desastrosa. Além da roupa ficar amassada, o tecido pode esticar, ceder e até pegar marcas das pontas do cabide. “Pendurar e dobrar corretamente as suas roupas é um exercício de carinho com as peças”, comenta.
Cabide ideal

Mônica explica que, em geral, o cabide tem que ser firme, porque não deforma com o peso da roupa. Ela indica cabides de acrílico roliços e de madeira. “Pra quem tem problema de espaço, existem cabides finos que possuem uma camada aveludada – estes poupam espaço e o veludo ajuda a manter a peça na posição certa (não fica escorregando)”, explica.
Cabides peça por peça:
• Camisas e blusas, em geral, vão em cabides tradicionais com pelo menos 3 botões fechados a partir do colarinho
• Calças em seda, linho, alfaiataria, em geral, ficam melhores em cabides com presilha. Elas podem ser dobradas ao meio para pendurar, mas se forem muito finas podem ficar marcadas na dobra
• Calças jeans podem ser penduradas dobradas ao meio (elas também podem ser colocadas em prateleiras, caso a pessoa não tenha muito espaço para pendurar)

• Saias e bermudas em tecido plano devem ser penduradas em cabide com presilhas, de preferência com borrachinhas para não marcarem as roupas
• Blazers e casacos devem ser colocados em cabides com ombreiras para não danificar/viciar o corte dos ombros
Em lojas especializadas de cabides é possível comprar presilhas e ombreiras à parte e adaptá-las aos cabides.
Dicas úteis para o dia a dia
Outra dica para deixar o armário organizado é comprar cabides iguais, porque isso diminui a quantidade de informação visual e o guarda-roupa fica visivelmente bem arrumado.

Apesar dos cabides de madeira serem bons, eles são caros para comprar em grande quantidade. Mônica diz que os de cabides de acrílico transparente com gancho giratório são os que têm o melhor custo-benefício. Por serem transparentes, ajudam a não poluir o interior do guarda-roupa visualmente.
Para finalizar, quando for guardar a roupa, o ideal é colocar apenas uma peça por cabide para que nenhuma roupa fique escondida, amassada e nem estrague com o peso de outra peça.
Guarda-roupas: veja dicas para conseguir organizar o seu