Você sabe como escolher frutas na feira ou no supermercado? Muitas vezes essa tarefa pode ser bem difícil. Mas existem alguns truques capazes de te ajudar a identificar quando a fruta está verde, no ponto ou até madura demais. Para te dar uma mãozinha na hora das compras, nós preparamos uma listinha com as frutas mais comuns e explicamos o que você deve levar em conta antes de decidir qual levar para casa.
Leia também
- Como comprar peixe? Veja seis dicas para garantir pescado fresco
- Aprenda a limpar manchas de óleo e tinta das roupas
- Como passar e dobrar lençol com elástico
Como escolher abacaxi
Créditos: Shutterstock
- Atenção para o aspecto – O primeiro sinal mais evidente é a cor da fruta. Os abacaxis muito verdes geralmente ainda estão muito duros e devem ser descartados. Se a cor for mais amarelinha, é um sinal de que está no ponto! Já se for mais amarronzado e murcho, pode estar passado. Outra dica: quanto mais abertos os gominhos da casca, mais maduro.
- Cheirinho doce – Depois de diferenciar as frutas pela cor, hora de sentir o cheiro. O abacaxi deve ter um perfume docinho. Se for muito difícil de sentir, talvez ele ainda precise de um tempo para ficar maduro. Ou ele ainda pode ter o aroma muito forte e azedo, o que indica que já apodreceu.
- Aperte levemente – Cuidado para não afundar o dedo no abacaxi e estragar ou sujar a polpa da fruta. O toque deve ser firme, mas sem muita força. O ideal é que esteja maleável, nem muito mole, nem muito duro.
- Folhas soltando com facilidade – Você já deve ter ouvido por aí que esse é um jeito de identificar que o abacaxi está no ponto, mas ele não é completamente eficiente. Opte pelas dicas anteriores primeiro e deixe essa para o final, caso reste ainda alguma dúvida.
Como escolher pera
Créditos: Shutterstock
- Primeiro, olhe a cor – Essa regrinha vale para muitas frutas e não é difícil percebê-la. Fique atenta: quando mais verde a cor, mais dura a carne da pera. O ideal é que esteja completamente amareladinha . Se houver manchinhas marrons, ela está no ponto para ser comida, não demore demais.
- Use o tato – A casca deve ceder levemente ao toque. Se isso acontecer, quer dizer que ela está doce.
- Não escolha as peras machucadas – Qualquer fissura na casca deve tirar a pera das selecionadas. Isso porque se a fissura for marronzinha, aquele pedaço pode estar podre. E se for um machucado provocado, a fruta deve estar suja.
Como escolher abacate
Créditos: Thinkstock
- Jogue a fruta para o alto – O peso do abacate indica qual o melhor. Os mais pesados contém mais polpa e podem render mais.
- Apalpe – Nem duro demais, nem mole demais. Mas o abacate continua amadurecendo normalmente e pode ser comprado antes do ponto. Só será preciso esperar o tempo certo até ficar mais maleável.
- Casca verde-clara e sem manchas – Esses são os melhores! Mas, algumas vezes, podem haver pintas marrom-clara na casca sem que afete a polpa. Fique atenta para identificar quando é superficial.
Como escolher banana
Créditos: Thinkstock
- Fuja dos pretos – Manchinhas pretas são sinal de amadurecimento, mas muitos pretos mostram que a banana já está passando do ponto.
- Sempre as mais amarelas – Algumas vezes a banana está amarelinha no corpo, mas com as extremidades verdes. Essas ainda não devem ser consumidas, pois não terão gosto.
- Qual levar para casa? – Se quiser levar para que o cacho dure bastante, é possível escolher pelas ainda não maduras completamente. Isso porque a banana desenvolve normalmente na fruteira de casa e poderá ser consumida quando observar que ela está no ponto.
Como escolher maçã
Créditos: Thinkstock
- Não se engane pela cor – Diferente da banana ou da pera, nem sempre a maçã estar da cor verde é sinal de fruta muito jovem, mesmo porque, existem as maçãs verdes. Essa regrinha só vale se você souber que a espécie é vermelha e ainda está sem cor.
- Sem fissuras – Descarte as que tenham furos e machucados.
- Principal: apalpe – Aqui o jeito é apertar (sempre com cuidado). Se o dedo afundar, não escolha essa fruta porque ela está podre. A carne da maçã precisa estar firme.
Como escolher figo
Créditos: Thinkstock
- Quanto mais roxo, melhor – Procure os que tenham mais tom arroxeado na casca.
- Desmanchando é furada! – A fruta é naturalmente macia, mas se estiver se desfazendo com muita facilidade, está passada.
- Sempre lisinho – Marcas, machucados ou pedaços achatados são mau sinal.
- Atenção às ruguinhas e abertura – Quando a pele da casca fica enrugada e a parte de baixo do figo tem uma pequena abertura, ele está pronto para ser consumido.