Com a proximidade do outono começamos a nos planejar para tirar edredons, cobertores e colchas do armário. Muitas vezes essas peças apresentam manchas e odores e a lavagem e o armazenamento inadequados podem contribuir para isso. Para evitar este problema, especialistas recomendam que elas não sejam lavadas em casa.
Leia também:
Peças e hábitos que destroem sua máquina de lavar roupas
Veja quais são os erros comuns na hora de lavar roupa
Como lavar vestido de festa: o que pode ser feito em casa
O edredon mal conservado pode sofrer danos irrecuperáveis, segundo a proprietária da rede de lavanderias premium Lavasecco Franchising, Maria Alzira Linares. “Antes de guardá-lo por um longo período é importante lavá-lo para remover eventuais manchas ou sujeiras que, se não removidas de forma especializada, podem se fixar para sempre no tecido”, explica.

A lavagem em casa também não é indicada porque a maioria das máquinas de lavar domésticas não comportam edredons volumosos e acabam não limpando a peça com qualidade. Lavar em casa também pode danificar a peça, pois seu volume faz com que atrite com a parede e o agitador da máquina, desgastando o tecido e desbotando as cores.
“Estes equipamentos não estão preparados para trabalhar com o peso que representa um edredom encharcado, comprometendo seriamente os rolamentos da máquina a médio prazo. A conta da assistência técnica sai mais cara, sem contar a dor de cabeça”, pondera Maria Alzira.
Como guardar o edredom

Para conservar o edredom da maneira correta, o indicado é guarda-lo na embalagem a vácuo, pois evita a proliferação de fungos e pode até economizar espaço no armário.