Roupas delicadas, como seda, lã, linho e outras, sempre devem ser lavadas à mão. Por serem muito frágeis, a máquina de lavar pode acabar desfazendo o entrelaçado ou estriando o tecido, danificando a peça para sempre.
Leia também: Como lavar roupas coloridas
Segundo a personal organizer Ingrid Lisboa, sempre que for o caso, a etiqueta da roupa irá indicar a lavagem à mão – por isso, é importante saber interpretar os símbolos indicados nela.
Passo a passo para lavar roupas à mão
- Separe as roupas brancas das coloridas.
- Em uma bacia ou tanque, misture água fria ou morna com sabão.
- Mergulhe as roupas na água e esfregue cada peça delicadamente, especialmente nos locais com maior acúmulo de sujeira.
- Enxágue, troque a água e esfregue novamente. Repita este processo até que a peça esteja limpa.
Cuidados extras

Sabão
Ingrid alerta que deve-se usar um sabão próprio para roupas delicadas, como o de coco, que não agride a fibra. Se não tiver um em casa, utilize detergente para louça.
“Existe um mito de que é a espuma que promove a limpeza. Muitas pessoas adicionam muito mais sabão do que o necessário, até formar espuma, o que não é indicado”, afirma a especialista.
Torcer
Nunca torça peças delicadas, pois isso irá deformar o tecido. Após a lavagem, aperte para remover o excesso de água e ponha para secar. “Se desejar, use uma toalha branca e seca para espremer a roupa e retirar melhor a umidade. Se uma toalha não for suficiente, use outras”, orienta Ingrid.
Luvas
Os produtos de limpeza são compostos químicos que podem agredir a pele e causar alergias. Sempre use luvas durante a lavagem, em especial à mão, para evitar este tipo de dano. Ingrid indica as de vinil, que permitem maior sensibilidade ao tato.
Pré-lavagem à mão

É costume, por exemplo, deixar meias de molho antes de lavá-las para tirar o encardido. Segundo a personal organizer, se peça ficar muito tempo mergulhada na mistura com alvejante, a sujeira acaba se desprendendo do tecido e contaminando a água, deixando todas as peças acizentadas.
Para tirar sujeiras localizadas de meias, a especialista sugere preparar uma solução de 100 ml de água quente com meia tampa de alvejante em pó. Aplique somente sobre o local da mancha e deixe agir por 20 minutos. Esfregue e lave em seguida.
Para manchas de gordura, a pré-lavagem deve ser feita da seguinte forma:
“Faça uma mistura de 10 ml de alvejante líquido para cada litro de água. Mergulhe a peça e deixe-a de molho por duas horas. Esfregue e lave normalmente”, ensina. Mas atenção: o procedimento só pode ser feito em roupas resistentes aos alvejantes.
Ingrid lembra que roupas coloridas não devem ficar de molho, pois correm o risco de desbotar. Não deixe nenhuma peça secar ao sol com resquícios de alvejante ou sabão, pois isso irá manchá-las.