Veja dicas de como amenizar os efeitos das altas temperaturas e criar um ambiente mais confortável
Com tantas ondas de calor mesmo fora do verão, não há quem não deseje o seu ar-condicionado próprio. No entanto, além do alto valor do aparelho, sua instalação muitas vezes necessita de uma pequena reforma, o que muitas vezes se torna inviável.
Por isso, muitas pessoas acabam buscando por opções mais caseiras para refrescar a casa nos dias mais quentes. Veja como você pode fazer isso e tornar os ambientes mais agradáveis mesmo no calor extremo.
Dicas para refrescar a casa sem ar-condicionado
Faça o ar circular
Essa provavelmente é uma dica que você já segue. No entanto, há alguns truques para que isso seja mais efetivo.
O ideal é que a circulação de ar aconteça quando o lado de fora estiver mais fresco que dentro, ou seja, durante a noite. Além disso, você pode usar o ventilador para facilitar o processo de troca de ar. Caso tenha um aparelho de teto, ajuste para girar no sentido anti-horário para que ar seja empurrado para baixo.
Só não faça esse processo quando a umidade do ar estiver muito alta. Você pode ainda evitar que o ar quente entre durante o dia fazendo a vedação das janelas.
Use cortinas e feche as janelas
Por mais contraintuitivo que seja, o indicado é fechar as janelas que ficam expostas à luz solar. Cortinas e persianas podem ajudar nessa missão, mas o mais indicado é optar por janelas venezianas.
Feche as portas dos ambientes
Caso não esteja usando um cômodo, o mais indicado é deixar a porta dele fechada durante o dia. No entanto, se for usar o ventilador, lembre-se de abrir e desbloquear as janelas com cortinas e persianas pesadas, para que o ar circule.
Crie seu próprio ar-condicionado
Um balde com gelo ou uma garrafa com água congelada na frente do ventilador vai dar a sensação de vento mais fresco e te ajudar a refrescar a casa em momentos mais extremos.
Tenha plantas
Elas não são apenas estéticas! As plantas ajudam a tornar a temperatura interna da casa mais amena. Caso tenha pouco espaço, opte por versões pendentes.
Aposte em uma decoração mais refrescante
Fuja de itens de veludo, cores escuras e outros elementos que tendem a reter calor. Tecidos 100% algodão e acabamentos que reflitam a luz.
Você deve se atentar também à iluminação da sua casa. Evite lâmpadas incandescentes e opte por tons mais frios, por exemplo.
Cozinhe pela manhã ou fora de casa
O calor do fogão e do forno pode se espalhar por toda a casa. Por isso, o indicado é que você faça uso desses eletrodomésticos no momento mais fresco do dia.
Optar por preparar as refeições no quintal também pode ajudar na dissipação do calor.