A notícia de que a cegonha está a caminho deixa as futuras mamães curiosas, afinal, quais são os cuidados básicos para as grávidas. É fato: tudo que se lê ou vê parece ser restrito as gestantes. Por mais que gravidez não seja doença, é um período que requer cuidados especiais, pois cada semana gestacional esta relacionada a uma fase de desenvolvimento do feto. Mas, é possível cuidar da beleza, alimentação, atividade física e ter vida social na gravidez. O obstetra do Hospital Brasil, Pedro Ferreira Awada esclarece a maioria dessas dúvidas com o que é e não é recomendado durante a gestação.
Leia também:
Cuidados para gestantes na praia
Saiba mais sobre anemia na gravidez
Alimentos na gestação
Condimentos: O uso de pimentas e especiarias em excesso acentua a azia e o mal-estar, sintomas normalmente já manifestados na gestação.
Frutas: São ótimas para a hidratação do organismo e estão liberadas, porém as polpudas como mamão, coco, pêssego e manga, são mais calóricas e ajudam para o aumento de peso.
Adoçante: Não existe comprovação científica de que o produto é contraindicado para gestantes, mas consulte o médico antes de comprá-lo, pois a sua composição química varia de acordo com o fabricante.
Comida crua: Carnes mal passadas e cruas oferecem risco de toxoplasmose, doença provocada por protozoários encontrados em fezes de animais. Opte por alimentos bem cozidos e grelhados.
Bebidas: O consumo moderado de cafeína (refrigerantes, chás, cafés e chocolate) não oferece ameaças para o desenvolvimento do bebê. Bebidas alcoólicas como vinho ou cerveja só devem ser tomadas com muita cautela e apenas um “golinho”, desde que seu obstetra também libere.
Lazer e esporte para grávidas
Brinquedos radicais: Diversão proibida! Pode resultar em trauma no útero ou na coluna da gestante.
Cavalo: Cavalgar é prazeroso, mas é preciso considerar a probabilidade de desiquilíbrio e de queda, o que pode ser arriscado para quem está grávida.
Bicicleta: O médico deve ser consultado antes que futura mamãe comece a pedalar. Usar equipamentos de proteção é indispensável.
Academia: Praticar esportes e fazer exercícios físicos é permitido desde que a gestante receba orientação profissional e aval médico.
Banho de mar: O impacto das ondas é prejudicial para o ventre materno e os mergulhos também são perigosos. O “rasinho” está liberado, além de ser uma parte da praia agradável.
Saúde na gravidez
Laxantes: O uso desse medicamento só deve ser feito sob prescrição médica, pois existem contraindicações. Fibras auxiliam a digestão.
Doar sangue: Durante a gravidez, o sangue da mamãe tem papel fundamental para o bem-estar do bebê, por isso ele não deve ser doado.
Anestesia: Os anestésicos podem ser utilizados somente para tratamentos dentários. Para os procedimentos cirúrgicos apenas em casos emergenciais.
Beleza e bem-estar
Acetona: O ideal é substituir esse produto pelo removedor de esmalte. A composição química é reduzida, ajuda a fortalecer as unhas e o cheiro é suave.
Pó descolorante: As substâncias contidas para clarear os pelos podem irritar a pele e provocar alergias. O mesmo acontece com os cremes depilatórios.
Drenagem linfática: Liberada somente depois do primeiro trimestre. Não tem papel tão efetivo, pois durante a gestação há excesso de retenção líquida.
Tintura de cabelo: Não utilizar no primeiro trimestre, pois o feto está em formação. Após essa fase, pintar o cabelo está liberado. Alisantes e relaxantes, nunca! Eles possuem substâncias tóxicas e irritantes.
Tatuagem: Devido à sensibilidade da pele na gravidez, o risco de infecção é mais evidente. Além da possível transmissão de hepatite B e C.
Hidratante para o corpo: Existem produtos específicos para gestantes que oferecem menos riscos de irritabilidade. Evite usar na região das mamas.
Sauna: A temperatura alta pode causar vasodilatação e, consequentemente, a redução da pressão sanguínea.
Animais de estimação: Os cães domesticados não oferecem perigo de transmissão de doenças. Já os gatos podem transmitir toxoplasmose, patologia causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos felinos.
Salto alto: Não é indicado por conta do peso da barriga, pode haver frouxidão nos ligamentos dos joelhos. A chance de queda e torção também deve ser considerada.
Conheça também a linha de cursos da Sempre Materna.