Dicas e cuidados para criar gatos em apartamentos

Atualmente, boa parte das pessoas que vive nas grandes metrópoles do Brasil moram em apartamentos, precisando lidar com espaços mais restritos e tirar o maior proveito possível da área útil que têm. E se, em alguns casos, já é difícil administrar a própria vida em um espaço pequeno, para quem tem um pet essa tarefa é ainda mais complicada, principalmente se o animal for um cachorro (já que em alguns condomínios a sua presença pode ser proibida).

Leia também:
Original apartamento para gatos e humanos
Gatos exóticos: conheça 5 diferentes raças de felinos
Bola de pelo na garganta do gato: como evitar?

No entanto, quem gosta dos gatos fica em vantagem nessa hora, já que além de ter certa facilidade para se adaptar a novos ambientes, os felinos também precisam de bem menos espaço que os cães para viver bem, e ainda se destacam por serem animais extremamente limpos e, na maioria esmagadora dos casos, bastante quietos.

Pensando nisso, muitas pessoas que tem a vontade de ter um amiguinho de quatro patas dentro de um apartamento acaba optando pelos bichanos. Porém, não é o simples fato de este animal ser mais independente e quieto que vai garantir a sua qualidade de vida ou o seu equilíbrio em um espaço pequeno, e há uma série de providências e cuidados que devem ser tomados ao levar um per felino para casa, conforme você confere abaixo:

– Telas e proteções específicas para as janelas e a varanda do apê são fundamentais. Os felinos, embora domesticados, tem um grande espírito caçador e selvagem, podendo provocar acidentes graves caso não haja barreiras em tais locais.

– Mesmo sendo mais independentes e calmos que os cães, os felinos também precisam de exercícios físicos para manter a saúde e gastar energia, evitando problemas como o da obesidade. Por isso, é importante contar com brinquedinhos variados para o gato brincar, além de acessórios como arranhadores, que ajudam a distrair e entreter o pet enquanto evitam arranhões nos móveis da casa.

– Separar um espaço só para o gato dentro do lar também é importante, já que mesmo convivendo bem em locais menores, os felinos necessitam de certa ‘privacidade’, e deixar a caixa de areia do bichano em um ponto específico também é importante.

– Vale lembrar que organizar a casa para a chegada do animal e impor regras também são fatores fundamentais para o bem-estar do pet, e dar uma boa criação para o animal (com muito carinho, cuidados e limites) é sempre a melhor forma de evitar problemas ao ter um felino como bicho de estimação.

Acesse o link a seguir e encontre todo tipo de brinquedo, acessório ou alimento para o seu pet felino ou canino.

Por Priscila Franco – Matéria validada pelo Dr. Eduardo Toshio (CRMV – SP 15.821), Médico Veterinário formado pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Cirurgia Cardio-Torácica na USP e Docente do Curso de Especialização em Oftalmologia Veterinária- ANCLIVEPA – SP. Responsável pelo Setor de Cirurgia Ortopédica e Oftalmológica em Hospital Veterinário de São Paulo, atuando em cirurgia geral, ortopédica, torácica e vascular, oftalmologia clínica e cirúrgica e clínica geral.