Estar em débito pode ser uma situação desesperadora, mas, para sair do vermelho, calma e planejamento são fundamentais. Em primeiro lugar, é preciso reconhecer as dívidas e assumi-las. É natural sentir raiva, arrependimento e angústia neste momento, mas lembre-se que nada disso irá mudar o que aconteceu ou resolver o problema.
Leia também:
Como se livrar das dívidas: educador financeiro dá dicas
Dívida não paga do cartão de crédito pode dobrar em sete meses
Dívidas: dicas para sair do vermelho
Uma vez que você encarou de frente seus débitos, é hora de atacá-los e, para isso, você precisa de uma estratégia. Organizar o pagamento das dívidas garante que você as quite mais rapidamente e sem se endividar ainda mais.
Como quitar dívidas
Existem dois métodos de quitação de dívida que podem te ajudar muito nesta missão. São conhecidos como “Bola de Neve” e “Avalanche” e funcionam sobre o mesmo principio: realizar o pagamento mínimo de todas as dívidas e focar na quitação de uma por vez.
Como funcionam?
Em ambas as estratégias, você irá listar todos os seus débitos e realizar o pagamento mínimo deles, com exceção de um, que será seu foco inicial. A partir daí, todo dinheiro extra que você receber será destinado a quitar esta dívida-foco. Uma vez que ela for inteiramente paga, você elegerá outra para ser o novo foco e fazer o mesmo.
À medida em que vai pagando seus débitos e não tem mais de arcar com os pagamentos mínimos, você terá mais e mais dinheiro para transferir à conta em que está focando no momento.
A única diferença entre os métodos “Bola de Neve” e “Avalanche” é a ordem que você usará para quitar as dívidas. Ambos têm suas vantagens, e o ideal é que você escolha aquele que funcionará melhor no seu caso.
Bola de Neve
O site Money Under 30 explica que, neste método, você deve elencar suas dívidas de acordo com o valor total, do menor para o maior, independentemente da taxa de juros. A razão para isso é que, muitas vezes, as pessoas têm inúmeros pequenos débitos que acabam se acumulando e causando a sensação de algo avassalador, mas que, na verdade, pode ser facilmente resolvido com organização.
Realize os pagamentos mínimos de todas, exceto pela menor: é nesta que você irá focar. Toda vez que entrar dinheiro, direcione para a quitação desta conta. Quando isso acontecer, vá, para a segunda menor dívida, e assim por diante.
Esta estratégia é positiva porque oferece imediatamente o sentimento de realização por conseguir quitar uma dívida, o que te dará mais confiança e esperança para pagar as outras maiores.
Avalanche
Já no conceito Avalanche, você deve organizar seus débitos de acordo com a taxa de juros, da mais alta para a mais baixa. Matematicamente, ele faz mais sentido, porque você acabará gastando menos com juros.
Funciona da mesma forma: faça o pagamento mínimo de todas as contas, exceto aquela com a maior taxa de juros ao mês, independente do valor total, e foque na quitação desta.