Não importa se a limpeza da casa é feita por você mesma ou por uma funcionária: é necessário montar um planejamento para realizar as diferentes tarefas durante o dia de forma organizada e eficaz. Não só a rotina de faxina ajuda a economizar tempo e esforço, ela também garante que você não se esqueça de detalhes importantes.
Leia também:
Como limpar a casa toda usando só 3 produtos baratos
11 truques para lavar a louça melhor e mais rápido que vão mudar sua vida
10 coisas que você não limpa em casa, mas deveria
“O problema de muitos donos de casa é esperar que a faxineira adivinhe seus pensamentos. A maioria das empregadas domésticas precisa de uma boa orientação para conseguir exercer suas funções com eficiência e deixar a casa limpa e ordenada no tempo determinado. Quem deve estabelecer o que, quando e como isso deve ser feito é o dono ou a dona da casa”, afirma Marcelo Politi, coordenador de operações e capacitação da easyQasa, uma plataforma online para contratar faxineiras e passadeiras.
Ele indica uma rotina de limpeza básica, que inclui os serviços gerais para garantir uma casa limpa, cheirosa e organizada e serve como base para qualquer lar:
Guarde os objetos – guarde tudo o que estiver fora do lugar. Assim, a faxineira pode focar na limpeza em si e não perde tempo com a organização.
Se é você quem faz a faxina, adquira o hábito de guardar os itens logo após usá-los para evitar formação de bagunça.
Adiante a limpeza das roupas – no dia anterior à faxina, já coloque as peças que não necessitam de tratamento pré-lavagem na máquina de lavar.
No dia seguinte, você ou a funcionária terão de focar apenas em tratar as peças problemáticas (com manchas, por exemplo) e em passar as roupas.
Compre os produtos de limpeza – cheque se todos estão no estoque o reponha o que estiver faltando.
A primeira tarefa é preparar e por a mesa de café da manhã. Enquanto a família come, a faxineira pode lavrar a louça do dia anterior. Ao final, guarde todos os alimentos e lave a louça.
Em seguida, comece a lavagem de roupas. Faça a pré-lavagem do que for necessário e ponha as roupas na máquina. Assim, elas poderão ser estendidas e secas no mesmo dia.
Depois de por as roupas para lavar, é hora de limpar e arrumar os quartos. O ideal é manter os produtos necessários para esta etapa em uma caixa plástica, facilitando o transporte.
Após limpar os quartos e arrumar as camas, limpe os banheiros e closets.
Por último, devem ser lavados a garagem e o quintal, se houver.
Após o almoço, é preciso tirar a mesa, lavar a louça e limpar a cozinha.
Após isso, recolha as roupas do varal e passe a ferro o que for necessário.
Guarde as roupas nos armários e limpe a lavanderia.
Ao final do dia, é hora de limpar panos utilizados na limpeza, trocar sacos de lixo e por o lixo para fora (o ideal é verificar o horário que o caminhão de lixo passa para não deixar os sacos expostos por muito tempo).
Se não houver ninguém em casa neste horário, oriente a funcionária a fechar todas as janelas antes de ir embora e certificar-se de trancar as portas.
Uma vez por mês, é necessário fazer uma limpeza mais pesada, atacando itens que não precisam de faxina ou organização diária. Comece organizando armários de roupas e gavetas.
Limpe interruptores, lustres, teto e paredes, removendo o pó com uma vassoura.
Esvazie os armários da cozinha e faça a higienização, especialmente da gaveta de talheres.
Vire os colchões das camas.
Lave as cortinas e tapetes leves.