Hoje vamos aprender a fazer delicadas flores de fuxico, às quais podemos dar mil e uma utilidades.
Caso você não saiba, os fuxicos são – como dissemos num artigo anterior – retalhos de panos dobrados e costurados em formato de flor. Essa técnica não é uma novidade; ela existe há mais de 150 anos e foi originada aqui mesmo, no nosso país. No entanto, os fuxicos nunca fizeram tanto sucesso como hoje em dia.
Pegue papel e caneta e aprenda você também a aplicar esse método e elaborar flores de diferentes estampados.
Materiais:
- Retalhos de tecido
- Linha
- Molde redondo
- Agulha
- Tesoura
Passo-a-passo:
Para começar, caso você não tiver um molde redondo previamente preparado, coloque uma xícara de café sobre os retalhos e risque os círculos. Recorte-os com a tesoura.
A seguir, alinhave os círculos deixando as bordas ligeiramente para cima, de maneira que a flor fique bem acabada. Coloque um dedo no meio do tecido e puxe a linha para franzi-lo.
Faça um arremate e corte o excedente de linha. Logo, repita o procedimento para montar outros fuxicos. No caso, nossas flores são de 5 pétalas, portanto usamos 5 fuxicos para sua confecção.
Para finalizar, junte as pétalas, costurando no centro da flor, e coloque um botão do formato de desejar sobre a costura.
Faça broches e rabicós com suas flores de fuxico, ou use-as para decorar seus ambientes do modo que preferir. Uma boa dica é colá-las a um espetinho de madeira para depois enterrá-las em suas plantas.
Boa sorte!