Memória fraca: como ser menos esquecida e se organizar melhor

Se você é “avoada” e vive esquecendo onde deixou a chave, se trancou ou não a porta do carro, o que foi fazer na cozinha, etc., certamente já percebeu que esse probleminha acaba desperdiçando muito do seu tempo e prejudicando a sua organização em casa ou no trabalho.

Leia também:
Exercícios fáceis para memória: veja dicas
Comece o dia sem pressa: dicas para evitar atrasos
Dicas de organização para otimizar o dia

A personal organizer Ingrid Lisboa confessa que ela mesma já foi traída pela própria memória diversas vezes. “Desisti há muito tempo de tentar memorizar tudo o que preciso levar para o escritório a cada manhã, por exemplo. Aprendi isso após esquecer inúmeras vezes”, diz.

Para solucionar a própria falha e ajudar outras pessoas na mesma situação, a especialista desenvolveu regras que segue religiosamente para aliviar o trabalho da memória e otimizar o tempo.

Como ser menos esquecida

Anote tudo

Mas tudo MESMO. “Eu tenho todos os tipos de listas. Sei que às vezes sou até irritante por querer anotar tudo”, brinca Ingrid. A sugestão da profissional é escrever em uma agenda ou no celular desde o assunto que você precisa tratar com alguém (e um lembrete para entrar em contato com esta pessoa) até suas ideias e inspirações.

Crie dicas visuais

Apesar de bem simples, Ingrid garante que os sinais funcionam. “Coloco tudo o que tenho de levar ao escritório ao lado do aparador da sala, sempre na mesma sacola de colo amarela. Eu me habituei a sempre levá-la comigo”, revela a personal organizer. Outro hábito que ela tem é sempre deixar o lanche da manhã – preparado na véspera – na primeira prateleira da geladeira e a sacola térmica no mesmo local todos os dias. Ela conta, ainda, que, se põe a bateria da máquina fotográfica para carregar, deixa a câmera ao lado, para não correr o risco de sair de casa só com a máquina, sem bateria.