Novo teste de gravidez

Após a visita da cegonha, a maior expectativa da futura mamãe é saber se seu bebê é menino ou menina. Mas, só era possível ter essa resposta durante o exame de ultrassonografia morfológica, realizado após a 16º semana de gestação. Mas com o novo teste de gravidez é possível conhecer mais rápido o sexo da criança.

Leia também:

Exame detecta doença em bebês

Alimentos certos para as grávidas

Roupas para gestantes

Teste de sangue mostra sexo do bebê

Graças ao avanço da medicina, a ansiedade da gestante cai pela metade. Pesquisadores concluíram que há uma pequena concentração de DNA fetal, de origem placentária, circulando no sangue da mamãe e que esse é suficiente para identificar os cromossosmos X e Y (determinantes para identificar o sexo do bebê). É o chamado teste de sexagem fetal.

Simples e não invasiva, a avaliação é feita por uma coleta de sangue materno realizada em laboratório. A precisão é de até 99% e pode ser realizada a partir da oitava semana de gravidez. A obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz, Renata Ribeiro, explica a base de estudo do novo teste para sexo do bebê. “As mulheres possuem dois cromossomos sexuais iguais X, os homens têm um cromossomo X e outro Y. Portanto, se for identificado a presença do cromossomo Y é um menino, e sua ausência indica o sexo feminino”, conta a especialista.

Renata diz ainda que futuramente o exame ajudará na identificação de patologias. “Mais pesquisas estão sendo realizadas, e acreditamos que num futuro próximo será possível que doenças cromossômicas – como síndrome de Down – sejam identificadas no DNA fetal.”

Sexo dos gêmeos

Se um já causa ansiedade, imagine dois ou mais. Para alívio das grávidas, o teste pode ser feito em gestação gemelar. “Quando o resultado é ausência do cromossomo Y, são do sexo feminino. Já a presença desse cromossomo indica que, no caso de duas placentas

(dicoriônica) pelo menos, um dos bebês é menino; se for uma placenta indica que os dois serão meninos e gêmeos univitelinos”, esclarece a obstetra.

Conheça também a linha de cursos do Sempre Materna.