O armário de cozinha é um dos locais da casa que mais tende a acumular bagunça. Conforme fazemos as compras do mês, vamos aglomerando mais e mais produtos lá, muitas vezes sem conferir quais estão próximos (ou já passaram) da data de vencimento ou fazer uma limpeza básica nas prateleiras antes de recarregá-las. Além da desorganização, a falta de um sistema eficiente favorece que muitos alimentos estraguem antes de serem consumidos e faz com que você gaste dinheiro à toa.
Leia também:
Como organizar armário de cozinha
Como organizar a cozinha
Como limpar a geladeira corretamente
A responsável pelo treinamento e capitação de domésticas da Blumpa – plataforma de contratação de serviços de limpeza doméstica – Noelle de Fátima Alves ensina passos simples para fazer a limpeza da despensa, guardar os alimentos de maneira que facilitem o dia a dia na cozinha e ainda evitar o desperdício e manter o local sempre organizado.
Tire todos os alimentos da despensa e limpe bem o local. Antes de colocá-los de volta, jogue fora tudo o que estiver vencido e inicie a organização.
Comece separando os itens perecíveis. Noelle sugere agrupá-los em um cesto de plástico ou separá-los por categorias e colocar cada uma em uma prateleira. Podem ser: grãos, líquidos, doces, macarrão, enlatados, biscoitos, etc.
Os alimentos sempre devem ser organizados de acordo com o prazo de validade. Portanto, deixe os itens comprados recentemente no fundo do armário e os mais antigos, nas fileiras da frente.
Se a embalagem já estiver aberta, o ideal é transferir seu conteúdo para um pote de vidro. Isso garante que o mantimento seja conservado por mais tempo, já que o utensílio é resistente às influências climáticas.
Para não se esquecer do prazo de validade, coloque etiquetas de identificação nos potes com a descrição do alimento (ex.: farinha de trigo) e a data de vencimento.
Para otimizar as compras no supermercado, Noelle ensina uma dica muito legal: mantenha um bloco de anotações na despensa e, sempre que algum produto acabar, anote lá. Assim, quando for ao mercado, já terá a lista de compras praticamente pronta.
Para evitar acidentes, é recomendado colocar os recipientes mais pesados – como galão de água e garrafas – nas prateleiras próximas ao chão. Reserve as de cima para os alimentos não perecíveis, como arroz, feijão e farinha.