Algumas espécies não só se adaptam facilmente à sombra, como preferem ficar longe do sol.
Encontrar opções de plantas ideais para as condições de luz de dentro de casa pode até parecer um pouco confuso. Porém, a parte interessante é que algumas espécies não só se adaptam facilmente à sombra, como também preferem ficar longe do sol!
Confira 10 opções de plantas que vão melhorar sua qualidade de vida enquanto trazem aconchego à decoração, vivendo perfeitamente bem sem precisar de muita luz solar.
Plantas que vivem bem dentro de casa
Begonia Maculata
De fácil cultivo em ambientes internos, a begonia maculata é uma boa opção de planta de meia-sombra, ideal para quem quer decorar espaços próximos às janelas, por exemplo. Uma dica de cuidado é manter sua terra sempre úmida, mas nunca encharcada, garantindo a longevidade da planta.
Comigo-ninguém-pode
A comigo-ninguém-pode deve ser cultivada em locais de meia ou total sombra, mantendo seu recipiente sempre úmido. Conhecida por atrair sorte e prosperidade, é uma ótima escolha para a decoração. Porém, atenção redobrada: a planta é tóxica para animais de estimação, então, o ideal é deixá-la longe do alcance dos pets!
Espada-de-São-Jorge
Muito resistente, a espada-de-São-Jorge sobrevive à sombra, meia-sombra ou ao sol. Ela não exige regas constantes, portanto, sua manutenção é bem simples. Além disso, é uma planta muito associada às boas energias, podendo “limpar” a negatividade em sua casa.
Hera
De folhagem exuberante, a hera é uma planta de crescimento rápido e fácil manutenção, que se dá bem tanto a sol pleno como em locais de sombra total. No entanto, é ideal realizar uma boa limpeza em seu vaso de tempos em tempos, retirando todas as folhas secas.
Jiboia (Epipremnum pinnatum)
Favorita dos que estão começando na jardinagem, a jiboia é uma planta de fácil manutenção que vive bem em áreas internas e externas. Resistente, ela gosta de água e calor, e você pode regá-la até duas vezes por semana. Além disso, pode ser cultivada como planta pendente ou trepadeira.
Lírio-da-paz
O lírio-da-paz é um exemplo de flor que é bem tolerante a ambientes internos de pouca luz. Por sobreviver bem à sombra e meia-sombra, o cultivo desta flor é prático para quem busca decorações charmosas para dentro de casa.
Maranta
Com folhas bem sensíveis à luz solar, a maranta gosta de viver à sombra e, mesmo dentro de casa, ela precisa de apenas duas horas de luz indireta por dia. Regue diariamente, contando com borrifadas de água nas folhas em dias mais quentes.
Samambaia
As samambaias também são plantas de fácil manutenção, que vivem bem à meia-sombra. O ideal é que ela receba poucos raios de luz, de forma suave, ao longo do dia, contando com um ambiente úmido para crescer saudável.
Suculenta zebra
Alguns tipos de suculentas podem ser cultivadas na sombra ou meia-sombra. É o caso da suculenta zebra, que, além de viver bem com a ausência de luz, é muito resistente às baixas temperaturas e pragas.
Zamioculca
As zamioculcas são plantas que exigem poucos cuidados e resistem muito bem à ausência de luz. Cultivada em vasos altos, grandes ou no formato de conchas, essas plantas não exigem podas e sobrevivem com regas semanais. Assim como as plantas comigo-ninguém-pode, devem ser mantidas longe de crianças e pets, pois são tóxicas.