Novos modelos de televisões com telas cada vez maiores surgem a todo o momento. Mas nem sempre o tamanho da sala ou a distância da tela até o sofá ou a cama são proporcionais à TV desejada. Será que isso pode fazer mal?
Professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), no Rio de Janeiro, o oftalmologista André Luiz Ribeiro diz que o ideal é que o espaço entre você e o aparelho seja cinco vezes o tamanho da tela. Em geral, essa distância fica entre 2 e 3 metros, de acordo com o tamanho da TV. “A regra vale também para tablets e celulares, que exigem uma distância mínima de 50 centímetros”, explica.

Como calcular o tamanho da TV
Para saber calcular qual o tamanho ideal de televisão para a sala, a visual merchandiser Nicolle Santini, da Oppa, diz que é preciso levar em consideração a distância do sofá, independente do tamanho do ambiente. “Se a distância é de até 1,80m, a TV pode ter 32 polegadas. Se tem até 2,40m, 42 polegadas. E acima de 2,80, pode ter 50 polegadas”, orienta.
Outro ponto importante é a iluminação do ambiente. “Não pode ser nem muito claro, que concorra com a imagem, nem muito escuro. É preciso uma iluminação equilibrada”, diz o médico.

Dicas para ambientes com TV
Mesmo com distância e iluminação adequadas, o uso excessivo da visão diante da TV ou de outros meios pode provocar ressecamento e forçar a vista. “É preciso ter um tempo para o descanso, com uso moderado”, afirma.
O médico alerta ainda para algumas situações que podem indicar problemas de visão. “Se a pessoa ficar muito colada à imagem, pode ser sinal de que está com miopia”, diz.
Sala de TV: veja dicas para decorar o ambiente.