Sombras de estar no jardim

por | jun 30, 2016 | Casa

Não há nada mais prazeroso de sentar no jardim, contemplar o verde e, de presente, desfrutar do aroma das flores. Para que isso fique perfeito, principalmente nesta época do ano, precisamos de proteção contra o sol e chuva, e os pergolados proporcionam esta solução.

Atenção à escolha das madeiras: ipês, freijó, eucalipto e cumaru. Elas precisam resistir ao tempo, apesar de ser sempre muito recomendado incluir neste pacote um verniz naval de proteção. A manutenção é fácil, uma a duas vezes por ano para deixar seu estar do jardim novinho.

Nesta área, a opção pelos pisos rústicos funciona muito bem: pedriscos soltos, fulget, tijolos de demolição – vale tudo que faça uma referência a materiais naturais

Como referencia de área, um espaço com 4,00x 2,60m com altura de 2,50m é o ideal para montar um estar com um banco central e duas poltronas laterais, bem confortáveis.

Nesta área, a opção pelos pisos rústicos funciona muito bem: pedriscos soltos, fulget, tijolos de demolição – vale tudo que faça uma referência a materiais naturais.

O pergolado pode ter cortinas brancas de proteção contra o sol, como vemos nas casas de praia gregas, turcas, uruguaias etc – elas dão um visual lúdico ao ambiente. Na questão pratica, opte por tecidos laváveis e sintéticos para facilitar a manutenção.

Outra solução bacana para aproveitar o ambiente em dias de chuva é cobri-lo com vidro transparente ou policarbonato cristal. Com isso, é obrigatória a opção por algum tipo de sombreamento, que pode ser: ripas de bambu, telas tencionadas solares, ou qualquer outro material que evite o efeito estufa num dia ensolarado.

A iluminação do pergolado deve ser bem suave. Aproveite para decorá-lo com velas, luminárias de barro, de preferência luz indireta. O ambiente de relaxamento não pode ter luz ofuscando na visão.

Capriche no paisagismo ao entorno e na iluminação do jardim que deverá evidenciar as plantas mais bonitas neste contexto.

Após este convite ao deleite, um grande beijo!