Alguém faz idéia de quantos sucrilhos cabem em uma tigela com leite? Pois eu digo: cento e trinta e dois, depois de duas colheradas. Fiquei mais de meia hora ali, quase chorando, míope feito um morcego, examinando sucrilho por sucrilho até encontrar o maldito pedacinho de silicone. E alguém acha que consegui ir para a faculdade de lente? Nãããão! A lente estava tão engordurada e açucarada, que mesmo depois de duas ou três lavagens e enxaguadas, tive que deixar a danada fervendo para poder voltar a usar.
A receita dá para um batalhão – mais ou menos três potes de sorvete grandes, cheios até a boca. Se não tiver um batalhão para consumir, uma idéia é fazer saquinhos menores e distribuir entre os amigos. Que tal?
E antes que perguntem: não, eu não fui de óculos. Fui com uma lente só, sentei bem na frente e pedi delicadamente aos professores que, excepcionalmente naquele dia, escrevessem com letra beeem grande.
Só para não perder a viagem e o assunto, vou para partilhar a receita de granola caseira de uma amiga. Eu nunca fiz granola na vida, mas quando estava na faculdade (nessa mesma época do episódio da lente), comi na casa dela e juro que não acreditei quando soube que era fabricação própria. A receita dá para um batalhão – mais ou menos três potes de sorvete grandes, cheios até a boca. Se não tiver um batalhão para consumir, uma idéia é fazer saquinhos menores e distribuir entre os amigos. Que tal?
Granola da Amiga da Ana Téjo
** 500 g de aveia em flocos grandes
** 250g de aveia em flocos pequenos
** 250g de farelo de trigo
** 250g de gérmen de trigo
** 250g de açúcar mascavo
** 100g de coco ralado
** 100g de gergelim branco
** 100g sementes de linhaça
** 1 xícara de mel
** 1/2 xícara de óleo
300g de uvas passas
100g de maçã desidratada
100g de castanhas-do-Pará (eu não usaria porque não gosto. No lugar delas, eu usaria castanha-de-cajú… ou não. Como adoro castanha-de-cajú, é mais provável que guardasse para comê-las sozinhas.)
100g de amêndoas
200g de Corn Flakes
Aqueça um pouco o mel ou use-o na temperatura ambiente. Não use mel gelado, porque fica quase impossível de espalhar. Ponha o mel e o óleo no liquidificador e bata.
Misture bem todos os ingredientes secos marcados com ** em uma tigela grande e junte-os com a mistura de mel e óleo. Aqui, você deve usar as mãos. Lavadas, hein? Você vai reviver os tempos de infância.
Espalhe tudo em uma assadeira grande ou em várias assadeiras menores, leve ao forno pré-aquecido e mexa a cada 5 ou 7 minutos, com uma colher de pau, até dourar. O processo todo deve levar cerca de meia hora.
Depois de dourado, misture os ingredientes restantes, menos os flocos de milho (Corn Flakes), que só entram quando o resto estiver frio. Divirta-se.
Conselho de última hora: coma sua granola com leite, sorvete ou iogurte… sem lente de contato, pelamor!