A lareira é essencial para dias frios, pois torna o ambiente da sua casa muito mais quentinho e aconchegante, perfeito para ficar perto dos amigos e da família.
Veja também:
Como conservar vinho em casa
Parede de tijolo aparente: tendência decor
Como decorar mesa de centro
As lareiras também são ótimas para decorar a sua casa. O modelo escolhido deve sempre combinar com o estilo do ambiente. Hoje em dia já existe uma infinidade de tipos de lareiras que podem ser instaladas rapidamente.
Os modelos mais recentes não precisam nem mais de chaminé e já podem ser regulados com controle remoto. Os três tipos mais encontrados são:
Lareira elétrica
A vantagem desse tipo de lareira é a facilidade de manuseio. Basta apertar um botão para a chama acender. A diferença desta para a lareira a gás é que não há queima de fogo. O sistema necessita de uma tomada e as imagens são em 3D. É um tipo de lareira prático e seguro e ajuda a tirar a umidade do ambiente.
Lareira a gás
Usam gás GLP (botijão de cozinha) ou gás natural. Não faz sujeira nem fumaça, portanto não precisam de chaminé. Mesmo assim, não é tão artificial como a lareira elétrica. Ela dá um ar contemporâneo ao ambiente e precisa ter um ponto de gás no local para funcionar. É mais indicada para apartamento pequeno.
Lareira a lenha
Ela preserva o cheiro de pinho, a cor natural do fogo e os estalos da madeira. É feita de alvenaria ou metal. Você pode comprar pronta ou mandar fazer sob medida embutida na parede. Um profissional deve fazer a construção e canalização da fumaça.