Bebida pode ser grande aliada no combate aos sintomas mais comuns do período
Ondas de calor, insônia, irritabilidade e alterações hormonais são alguns dos sintomas mais comuns da menopausa que tendem a incomodar muitas mulheres. Por isso, não é incomum que a grande parte procure maneiras de alivias esses desconfortos e o melhor é que existem até opções mais naturais para isso.
O chá de amora, por exemplo, pode ser um grande aliado para tratar sintomas da menopausa. Conheça os benefícios da bebida e veja como consumi-lo para essa finalidade.
Quais os benefícios do chá de amora para a menopausa?

Ricas em flavonoides e isoflavonas, as folhas podem render um chá poderoso para tratar a saúde feminina. Isso porque esses compostos possuem uma ação semelhante à do estrogênio, hormônio que sofre uma queda significativa na menopausa.
Sendo assim um dos usos mais indicados da bebida é para tratar as ondas de calor e suores noturnos, conhecidos popularmente como fogachos, que acontecem em decorrência à queda do estrogênio. Além disso, a bebida conta com propriedades antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce, além de ação hipoglicemiante, antimicrobiana e adstringente.
Outro sintoma que pode ser amenizado com o chá de amora é a insônia, muito comum no período, graças às propriedades relaxantes presentes na bebida. Vale alertar, contudo, que o consumo não substitui o tratamento com remédios e o acompanhamento médico.
Como preparar e consumir o chá de amora?
Ingredientes:
- 1 litro de água
- 5 colheres (sopa) de folhas de amora secas (ou frescas)
Modo de preparo:
Ferva a água e desligue o fogo. Então, adicione as folhas de amora e tampe o recipiente, deixando em infusão por cerca de 5 minutos. Por fim, coe e beba.
O ideal é consumir até três xícaras por dia. Para melhores resultados, a regularidade no consumo pode fazer diferença.