O anticoncepcional masculino não está tão longe de se tornar uma realidade. De acordo com um estudo publicado na revista norte-americana Nature Communications há um medicamento sem hormônios que impediria a locomoção dos espermatozoides ainda em fase de testes com animais. Entenda mais sobre a possível futura pílula anticoncepcional para homens a seguir.
Pílula anticoncepcional masculina está em fase de testes
Os testes iniciais foram realizados em camundongos por pesquisadores do departamento de farmacologia da Weill Cornell Medicine, instituição de saúde e pesquisa norte-americana. Os resultados sugerem que, a partir de uma pílula, os espermatozoides fiquem desfuncionais, ao ponto de serem impedidos de encontar o óvulo, por algumas horas.
O medicamento seria comercializado para ser usado sob demanda, uma hora antes da relação sexual, afinal, diferente da pílula anticoncepcional feminina, ele não envolve hormônios. Dessa forma, não diminui a quantidade de testosterona presente no organismo nem contaria com efeitos colaterais – e, 24 horas depois, os espermatozoides voltariam a funcionar normalmente.
Isso porque a “pílula” é uma proteína de sinalização celular chamada adenilil ciclase solúvel.”Mostramos que uma dose única do inibidor torna camundongos machos temporariamente inférteis. Eles exibem um comportamento normal de acasalamento e a fertilidade total retorna no dia seguinte”, diz a publicação.
Atualmente, diversos outros testes estão previstos, necessários para que resultados concretos sejam alcançados. O anticoncepcional masculino não protegeria contra infecções sexualmente transmissíveis. Os preservativos seguem necessários.