Conheça o treino funcional que gasta 500 calorias por hora e ajuda a secar para o Carnaval

por | fev 1, 2023 | Saúde e bem-estar

Conforme o Carnaval se aproxima, muita gente busca dar um último gás nos treinos para chegar à silhueta desejada – e, segundo o personal trainer e ex-lutador de MMA Rodrigo Ruiz, ainda dá tempo de secar bastante com o treino certo, feito na frequência correta e aliado a uma alimentação equilibrada.

Para isso, ele indica o método Weburn Fight, que inclui treinos curtos cujo objetivo é gerar queima calórica constante mesmo após os exercícios de forma bem dinâmica. Conheça detalhes do treino e saiba o que ele inclui:

Treino para secar até o Carnaval

Segundo Ruiz, o programa em questão usa treinos com intervalos curtos e ativos, de forma que o corpo segue queimando calorias não só nos descansos, mas após o fim dos exercícios. A ideia, conforme explica ele, é trabalhar todo o corpo especialmente com exercícios funcionais, que usam o peso do próprio corpo.

Tipos de exercícios

O treino em questão associa exercícios funcionais a movimentos de luta
Reprodução/Weburn/Rodrigo Ruiz

No treino, movimentos de luta e exercícios de força estão presentes, além de exercícios de pliometria (que têm como objetivo usar ao máximo os músculos em movimentos rápidos de “explosão”), exercícios focados no abdômen e cardio. Alguns deles, conforme explica o personal, são:

  • Agachamento com salto: com o tronco reto, as pernas ligeiramente afastadas e as mãos juntas à frente do peito, flexione os joelhos jogando o quadril para trás como se fosse se sentar, sempre olhando para frente. Na sequência, em um movimento rápido, volte do agachamento direto para um salto no lugar. Ao encostar os pés no chão novamente, repita o agachamento;
  • Polichinelos: comece com os pés bem juntos e os braços abaixados encostados no corpo. Pulando de leve, abra as pernas e levante os braços de forma que as mãos fiquem acima da cabeça, tudo ao mesmo tempo. Salte de novo, retorne à posição inicial e repita a sequência de forma acelerada;
  • Sprawls: em pé, separe as pernas de modo que os pés fiquem alinhados com os ombros. Em seguida, abaixe-se levando as mãos ao chão até que elas toquem nele – e, se apoiando nelas, jogue os pés para trás ao mesmo tempo, sem esticar totalmente as pernas, mantendo os joelhos levemente flexionados. Em seguida, “pule” novamente de forma a retornar os pés para a posição inicial e volte a erguer o corpo.
O treino tem intervalos curtos e descanso ativo, potencializando a queima calórica mesmo em repouso
Reprodução/Weburn/Rodrigo Ruiz

Quantas vezes na semana é preciso treinar?

Quanto à frequência, Ruiz afirma que é preciso ser realista. “Ninguém deve desafiar os limites extremos do corpo. A rotina de quem já treina e o corpo está acostumado é totalmente diferente do corpo de uma pessoa sedentária, por exemplo. Nada de fazer três, quatro treinos no dia. Alinhe os treinos com alimentação equilibrada e saudável”, afirma.

Com isso em mente, ele pontua que, quanto maior for a frequência e a constância, melhores serão os resultados. Sendo assim, a indicação é treinar ao menos três vezes na semana, realizando treinos de ao menos 30 minutos.

O Weburn Fight ensinado por Ruiz está disponível na plataforma Weburn.