David, filho mais velho de Mari Maria, foi diagnosticado com TDAH; saiba mais sobre a condição
Mãe de um menino de quatro anos que foi diagnosticado com Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH), a influenciadora Mari Maria recentemente fez um alerta sobre a diferença entre a condição do garoto e o Transtorno do Espectro Autista.
“A falta de informação é problemática”, disse Mari Maria em seu canal no YouTube. Isso porque muitas pessoas costumam pensar erroneamente que ambos se tratam do mesmo quadro.
Abaixo, entenda mais sobre os dois transtornos.
O que é Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH)?
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que afeta o desenvolvimento da atenção, impulsividade e hiperatividade, de acordo com o Ministério da Saúde.
Médicos especializados identificam geralmente na infância, mas ele pode persistir na vida adulta, já que não há cura. No entanto, os sintomas podem ser controlados com tratamento.
Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH) x Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é também uma condição neurológica, mas de desenvolvimento, comunicação, comportamento e habilidades sociais.
A condição recebe o nome de “espectro” porque as manifestações variam entre as pessoas, desde leves até mais graves, com diferentes necessidades de suporte.
Geralmente, especialistas identificam o TEA na infância – até mesmo antes dos três anos de idade –, mas os sinais podem se tornar mais evidentes à medida que a criança cresce. Não há cura, mas diversos tratamentos eficazes para os sintomas.