10 frutas que toda grávida deveria comer: diminuem enjoo e até aceleram o parto

Uma dieta com frutas traz benefícios não só para a saúde da grávida, mas também para a do bebê

A gestação é um período marcado por mudanças físicas, hormonais e comportamentais. Os hábitos alimentares seguem um novo compasso e, assim, alguns alimentos vão saindo do cardápio e outros são – ou deveriam ser – introduzidos na rotina alimentar.

Por isso, listamos algumas frutas que toda grávida deveria comer. Veja se você já está com uma dieta balanceada!

Frutas que toda grávida deveria comer

(Crédito: Lukas/Pexels)

1. Acerola

A acerola é rica em vitamina C e, por isso, fortalece a imunidade da gestante, evitando gripes, resfriados e infecções.

2. Banana

Rica em carboidratos, a banana contém vitamina B6, que auxilia a formação do feto e ajuda a evitar os enjoos das primeiras semanas.

3. Goiaba

A fruta possui alto índice de ácido fólico, substância essencial para o desenvolvimento do cérebro do feto e do sistema nervoso.

4. Kiwi

(Crédito: Maria Victoria Portelles/Pexels)

Além de ser rico em vitamina C, o kiwi possui alto teor de fibra. Ou seja, o alimento ajuda a prevenir e tratar a prisão de ventre, evitando quadros como o surgimento de hemorroidas gestacionais

5. Laranja

O alto índice de vitamina C da laranja facilita a absorção do ferro, nutriente essencial e que, muitas vezes, não existe em quantidade suficiente no nosso corpo.

6. Mamão

Além de ser rica em água, o mamão é uma boa fonte de vitamina A e C, essenciais na manutenção da saúde da futura mamãe e do bebê. Além disso, é aliado no combate a constipação intestinal, problema comum durante a gestação.

7. Melancia

Constituída maioritariamente por água (cerca de 90%), este alimento, além de hidratar o corpo, atua como um antioxidante natural e tem uma ação diurética. Tudo isso faz com que o corpo da gestante fique limpo de toxinas e se mantenha hidratado.

8. Mirtilo

Tigela de mirtilos (Crédito: Brigitte Tohm/Pexels)

O mirtilo, além de ser um regulador natural de peso, ajuda na formação óssea do bebé. Da sua composição fazem parte a vitamina K e C, as fibras e o cobre. A ingestão da fruta seca fortalece o sistema imunológico da gestante, ajuda a fixar o ferro no organismo e a reduzir a ansiedade, por exemplo.

9. Morango

Rico em fibras, o morango melhora a saúde intestinal. Também contém alto teor de vitamina C, o que aumenta a imunidade da gestante.

10. Tâmara

A tâmara reduz os níveis de colesterol e não é calórica para as grávidas. Já para o bebê, o alimento previne má formação do cérebro e medula. Estudos indicam que a fruta também acelera o trabalho de parto e facilita a dilatação.

Gravidez