10 frutas que toda grávida deveria comer: diminui enjoo, desincha e até acelera o parto

por | jun 29, 2024 | Gravidez e bebês

Uma dieta mais balanceada trará benefícios não só para a sua saúde como também para a do bebê

A gestação é um período marcado por mudanças físicas, hormonais e comportamentais. Os hábitos alimentares seguem esse novo compasso, e assim, alguns alimentos vão saindo do cardápio e outros são, ou deveriam ser, introduzidos na rotina alimentar. Por isso, listamos algumas frutas que toda grávida deveria comer. Veja se você já está com uma dieta balanceada!

Frutas que toda grávida deveria comer

Acerola

A acerola é rica em vitamina C e, por isso, fortalece a imunidade da gestante, evitando gripes, resfriados e infecções.

Banana

Rica em carboidratos, a banana contém vitamina B6, que auxilia a formação do feto e ajuda a evitar os enjoos das primeiras semanas.

Goiaba

A fruta possui alto índice de ácido fólico, substância essencial para o desenvolvimento do cérebro do feto e do sistema nervoso.

Kiwi

Kiwi. (Crédito: Maria Victoria Portelles/Pexels)

Além de ser rico em vitamina C, o kiwi possui alto teor de fibra. Ou seja, o alimento ajuda a prevenir e tratar a prisão de ventre, evitando quadros como o surgimento de hemorroidas gestacionais

Laranja

O alto índice de vitamina C da laranja facilita a absorção do ferro, nutriente essencial e que, muitas vezes, não existe em quantidade suficiente no nosso corpo. Além disso, a fruta também é indicada na gravidez devido à presença de minerais e fibras.

Mamão

Além de ser rica em água, o mamão é uma boa fonte de vitamina A e C, essenciais na manutenção da saúde da futura mamãe e do bebê. Além disso, é aliado no combate a constipação intestinal, problema comum durante a gestação.

Melancia

Constituída maioritariamente por água (cerca de 90%), este alimento, além de hidratar o corpo, atua como um antioxidante natural e tem uma ação diurética. Tudo isto faz com que o corpo da gestante fique limpo de toxinas e se mantenha hidratado.

Mirtilo

Tigela de mirtilos. (Crédito: Brigitte Tohm/Pexels)

O mirtilo, além de ser um regulador natural de peso, ajuda na formação óssea do bebé. Da sua composição fazem parte a vitamina K e C, as fibras e o cobre. A ingestão da fruta seca fortalece o sistema imunológico da gestante, ajuda a fixar o ferro no organismo e a reduzir a ansiedade, por exemplo.

Morango

Rico em fibras, o morango melhora a saúde intestinal. Também contém alto teor de vitamina C, o que aumenta a imunidade da gestante. Além disso, ele é rico em ácido fólico, nutriente essencial às futuras mamães.

Tâmara

Rico em fibras, ele atua positivamente no sistema digestivo e previne a grávida de ter constipação. Além disso, a tâmara reduz os níveis de colesterol e não é calórica. Já para o bebê, o alimento previne má formação do cérebro e medula. Estudos indicam que a fruta também acelera o trabalho de parto e facilita a dilatação.

Alimentação na gravidez