3 fases que o seu corpo passa quando está na reta final da gravidez: fique atenta!

por | jun 25, 2024 | Gravidez e bebês

Conheça os sinais que o seu corpo dá quando chega a hora do parto

O corpo de uma gestante dá muitos sinais de que está na reta final da gravidez. Uma equipe da Universidade de Yale, por exemplo, afirma que as diferenças nos hormônios geradas no nascimento de um bebê podem ser a peça-chave para explicar o fenômeno do parto.

As contrações, principal característica do nascimento natural, provocam a liberação da oxitocina, um hormônio que os cientistas acreditam que desempenha um papel fundamental no comportamento das mães. Porém, veja como cada etapa do final da gestação indica o desenrolar do trabalho de parto:

Fases da reta final da gravidez

1. Pré-parto

No pré-parto, a gestante começa a ter contrações ainda irregulares e desordenadas, de intensidade moderada e com intervalos de 10 a 20 minutos. Pode haver alguma dilatação na mulher que já teve outro filho e essa fase pode durar de uma hora até alguns dias. Além disso, pode ou não haver mudanças no colo do útero nesta etapa do parto.

A partir do momento em o bebê encaixa na pélvis da mulher para nascer, os sintomas do parto podem aparecer de repente e ser até facilmente confundidos com outros desconfortos que afetam a saúde, como diarreia, azia e mesmo fortes dores na lombar. Esse último sintoma, aliás, é bem comum no final da gravidez e também durante o trabalho de parto.

A contração é o sinal mais evidente de que o trabalho de parto está começando. No início, serão irregulares, com intervalos não muito certos e pouco frequentes. Além disso, você pode começar a sentir a barriga mais dura, sem que haja dor.

Mulher em trabalho de parto. (Crédito: Freepik/pch.vector)

2. Fase Latente

Já na fase latente, as contrações passam a ser ainda mais regulares, com maior intensidade e duração, aumentando progressivamente com intervalos de 5 a 10 minutos.

Progressivamente, quanto mais regulares forem as contrações, mais intensas e próximas, e quando chegarem a intervalos de 10 em 10 minutos, vá para o hospital. A duração média dessa fase é de 2 a 6 horas.

Mulher em trabalho de parto. (Crédito: Freepik/wavebreakmedia_micro)

3. Fase de transição

Na fase de transição, as contrações começam a ser fortes e voltam a ficar desordenadas, com intervalos de 2 a 3 minutos. Geralmente, a mulher sente pressão e tem vontade de fazer força. Seu canal vaginal vai ficar tão paralelo ao canal do ânus que, é bem provável que o bebê o tensione e você tenha vontade de fazer cocô. Isso é bastante frequente, comum e nada prejudicial para a saúde do bebê, aliás. Não se envergonhe.

Então, quando se atinge dilatação, o feto desce pelo canal do parto, na fase de expulsão. Nesse momento, as contrações atingem sua intensidade máxima e com maior duração. Mas os intervalos entre elas voltam a ser maiores, às vezes, de até 5 em 5 minutos, para que tanto o feto quanto a mãe possam recuperar a energia.

Parto e pós-parto