Saiba quais cuidados tomar enquanto espera a chegada do seu filho
Enxoval do bebê, arrumação do quartinho e resolver pendências de trabalho são itens importantes na lista de afazeres da futura mamãe. Especialmente nas semanas que antecedem o parto. No entanto, muitas mulheres esquecem de outros cuidados essenciais no pré-parto. Atenção redobrada com alimentação e descanso contribuem para a saúde da mãe e proteção para o bebê. por exemplo.
Cuidados essenciais no pré-parto
No quesito beleza, muitas preocupações das gestantes não são recomendadas por especialistas, como fazer a unha antes do parto, por exemplo. A retirada da cutícula pode aumentar os riscos de infecções.
Além disso, é por meio da cor das unhas que os médicos conseguem verificar a oxigenação durante o trabalho de parto.
Confira 5 cuidados essenciais que as grávidas não devem deixar de lado no pré-parto:
1. Tratamentos de beleza
Além das unhas, especialistas afirmam que a depilação também pode afetar a saúde da mulher antes do parto. Com lâmina ou cera, é preciso cuidado para não machucar a pele ou dar chance para o aparecimento de pelos encravados. Isso pode gerar infecções que prejudicam tanto a mãe quanto o bebê.
2. Alimentação adequada
A fome tende a aumentar ainda mais nos últimos meses de gravidez. Por isso, investir em um cardápio balanceado é a melhor forma de não ganhar peso excessivo.
É preciso, também, incluir na dieta alimentos ricos em ferro para evitar anemia durante a gestação. A deficiência de ferro pode afetar o desenvolvimento do bebê, ampliando os riscos de nascimento prematuro e crianças abaixo do peso.
3. Atenção redobrada com os seios
Nas últimas semanas de gestação, os cuidados com os seios devem ser recobrados, já com o intuito de prepará-los para a amamentação. Tomar sol diariamente nas mamas e deixar de lado hidratantes nas aréolas são formas de deixar os seios mais resistentes para enfrentar a maratona de alimentar o bebê, por exemplo, são algumas sugestões.
4. Como evitar inchaços
Tomar bastante água e fazer exercícios físicos ajudam a evitar os edemas (inchaços) e aquela sensação de pernas cansadas. Muitas gestantes usam meias elásticas e fazem drenagem linfática para melhorar a circulação sanguínea. Outras preferem descansar com as pernas para cima.
5. Infecções
Uma das infecções mais comuns neste período é a urinária, que pode prejudicar o bebê nos primeiros meses de vida. Para evitar problemas como parto prematuro e baixo peso, as gestantes devem ingerir bastante água e ter um cuidado adicional com a higiene íntima.