Cabe aos pais ensinar a seus filhos como ter hábitos financeiros inteligentes. Toda educação começa dentro de casa e mesmo a financeira, sem pressão ou alarde, pode ser iniciada ainda em idade precoce. Não sabe por onde começar? A seguir, conheça as lições sobre dinheiro mais importantes para ensinar às crianças pequenas.
Dinheiro para crianças
1. O dinheiro não cresce em árvores
Quando as crianças veem as notas saindo do caixa eletrônico, não percebem que o dinheiro é um recurso finito. Explique que você trabalha para ganhar dinheiro, e o banco é apenas um lugar que o mantém seguro.
2. Viva dentro do seu orçamento
A melhor maneira de ensinar as crianças a começarem a administrar o dinheiro é lhes dando alguns trocados. Só assim eles aprendem em primeira mão a consequência de cometer gastos excessivos.
3. Coisas boas vêm para aqueles que esperam
Ensinar aos filhos o exercício da recompensa ou gratificação atrasada também ajuda a combater a mentalidade do “comprar agora, pagar mais tarde” que pode levá-los a hábitos como a banalização da dívida do cartão de crédito mais tarde, por exemplo. Então, reforce a ideia de que a espera vale a pena.
4. Não gaste assim que você receber
Dê o exemplo. Antes de ir às compras, estabeleça um orçamento. Descreva o que você vai comprar, quais lojas você está indo e a faixa de preço para cada item. Em seguida, compare os preços e até considere deixar que seu filho faça as contas para que ela veja que a caça às pechinchas pode fazer toda a diferença. Assim, ele vai aprender que planejar as compras antes de gastar faz parte da rotina.
5. Economizar é legal
Sua filha quer uma nova boneca e não tem dinheiro suficiente? Diga a ela para economizar! Uma vez que tenha o suficiente, leve-a às compras e deixe-a pagar com seu próprio dinheiro. Ela nunca vai esquecer o quão bom é trabalhar para um objetivo e ser recompensada no final.
6. Mantenha o planejado
Saber para onde seu dinheiro está indo é um grande passo frente às habilidades de gerenciamento do dinheiro. Peça a seu filho que use um caderno ou vá até o computador para fazer anotações e acompanhar o seu dinheiro. Faça um arquivo (ou use uma pasta) onde a criança possa armazenar recibos e registros.
7. Faça uma lista de desejos
É difícil para as crianças estabelecerem prioridades. Então, sente com elas e ajude-as a fazer uma lista de desejos das coisas que querem fazer com o dinheiro. Em seguida, ajude-as a classificar a lista discutindo o que é mais importante de cada desejo.
8. Aproveite ao máximo suas economias
Apresente seu filho aos instrumentos de poupança e investimentos que possam acumular seus juros, como títulos e fundos. Procure uma calculadora de juros compostos e lhe mostre como apenas R$1 pode crescer com juros ao longo do tempo.
Dicas para hora de educar
- Conheça os cinco principais erros na educação dos filhos
- Como desenvolver o paladar dos filhos: 10 dicas de especialista
- Como orientar o filho para se tornar um adulto organizado