
Uma opção para as mamães que precisam voltar a trabalhar após o fim da licença-maternidade, tirar o leite materno com bombinha é um método eficiente para continuar o aleitamento do bebê, mesmo longe de casa. A ex-BBB Adriana Sant’Anna, que deu à luz a Rodrigo há 1 mês e meio, já começou a fazer um “estoque” de leite e compartilhou o momento com seus seguidores no Instagram.
Amamentação: retirar leite com bombinha
https://www.instagram.com/p/BDnPm2AHxNt/?taken-by=santanaadriana
O assunto amamentação tem sido um desafio para Adriana. Logo no primeiro mês de vida de Rodrigo, ela fez um desabafo sobre as dificuldades para amamentar e contou cada estágio desse processo.
No pós-parto, a ex-BBB comentou que o bebê estava com a pega errada e que esse problema fez com que o bico do peito rachasse e surgissem fissuras. Ela também publicou em sua rede social uma foto do pequeno, sendo alimentado pelo pai por uma mamadeira, explicando que o leite oferecido era materno, mas retirado através da bomba elétrica.
Na mais recente publicação de seu Instagram, Adriana mostra uma bombinha específica para retirada de leite materno.Ela afirma que voltará à rotina de trabalho e, por isso, deixará uma reserva de leite para o bebê.
Retirada do leite materno
Segundo a enfermeira obstetra Kelly P. Coca, especialista em amamentação, o melhor momento para a retirada é assim que o bebê terminar de mamar, quando os hormônios já foram estimulados. A mulher pode usar uma bombinha manual ou elétrica.
É importante ter muito cuidado na esterilização e lavagem das mãos e também na pressão da bomba que, em mamas cheias, pode machucar o bico.
Se você não está mais amamentando, a dica é fazer uma massagem nos seios, para estimular o bico e a produção do leite. “Isso ajuda muito e, inclusive, pode aumentar a quantidade de leite a ser retirada”, comentou em entrevista ao Bolsa de Mulher.
Cuidados
De acordo com a enfermeira, a retirada pode ser feita a cada três horas. Esse intervalo dependerá ainda da rotina da mãe e da necessidade alimentar do bebê.
Atenção: o leite deve ser armazenado na geladeira por, no máximo, 12 horas, ou no freezer, por até 15 dias.
Para dar ao bebê, aqueça o leite até atingir temperatura ambiente ou descongele no micro-ondas. Se houver uma sobra, você deve descarta-la, pois o leite aquecido não deve ser armazenado novamente.
Quantidade de leite nos seios
Alguns seguidores ficaram surpresos com a quantidade de leite armazenado na bombinha.
Fato é que Adriana havia comentado que tem produzido muito leite, apesar de ter feito cirurgias plásticas nos seios de redução e implante de silicones. Em uma foto em que aparece amamentando o filho com a ajuda de profissionais de saúde, Adriana explica sua situação com a hashtag #VazandoLeitePorTodoLado:
https://www.instagram.com/p/BC-z333HxJa/?taken-by=santanaadriana