Afinal, bebê pode comer ovo? Todos os pais deveriam ler o que diz esta nutricionista

O bebê não só pode como deve comer ovo quando os pais introduzem a alimentação sólida, a partir dos seis meses de idade. O alimento é rico em proteínas e nutrientes que auxiliam no desenvolvimento do cérebro, músculos, coração e até mesmo a visão dos pequenos.

Estudos recentes comprovaram que comer um ovo por dia diminui em 74% as chances dos bebês ficarem abaixo do peso e reduzem em 47% as possibilidades de serem raquíticos ou terem atrofia muscular.

Como introduzir o ovo na alimentação do bebê

A especialista em nutrição materno infantil, Andreia Friques, alerta que a introdução tardia do ovo no cardápio do bebê pode aumentar os riscos de alergia ao alimento. Em suas redes sociais, ela afirma que quando o pequeno começa a comer ovo após os 12 meses de vida, as chances de desenvolver alergias aumenta em três vezes.

Com exceção de casos comprovados de alergia alimentar, os bebês podem consumir ovos cozidos, em forma de omelete ou mexido, com temperos naturais e legumes cortadinhos. O alimento, que consegue substituir a proteína da carne nas papinhas, é nutritivo, prático e fácil de preparar.

Recomendações no preparo do ovo para o bebê

A nutricionista reforça que, ao oferecer o ovo para o bebê, é preciso deixar a gema bem cozida, para evitar o risco de contaminação por bactérias do gênero salmonella. Além disso, é importante usar temperos naturais, não colocando sal na refeição com ovo (ou nenhuma outra) ao menos até o pequeno completar um ano de idade.

Andreia recomenda, ainda, que os pais ofereçam ovo aos pequenos cerca de 3 vezes por semana.

https://www.instagram.com/p/BpKCcXXnp3J/?hl=pt-br&taken-by=andreiafriques

Alimentação de bebês e crianças