Se não forem devidamente cortados, algumas frutas e alimentos podem ser causa de sufocamento entre crianças. É o caso das uvas, tomates cereja e outras comidas pequenas, que são de tamanhos semelhantes ao das vias aéreas de uma criança. Nesses casos, o recomendado é servir o alimento cortado longitudinalmente à criança para que não haja riscos dela engasgar ou sufocar.
Alimentos pequenos pedem atenção
A blogueira australiana Angela Henderson chamou atenção para a necessidade de se atentar ao corte dos alimentos ao divulgar um raio-X de uma uva alojada na garganta de um garoto de 5 anos.
Na postagem, Angela pede atenção dos pais, pois muitas crianças com pressa para brincar não mastigam sua comida, e se o alimento não estiver em pedaços pequenos pode causar um susto e tanto.
De acordo com a blogueira, o menino teve que ser operado sob anestesia geral a fim remover a uva. Ela explicou que sua mãe deu permissão para que o raio-X fosse compartilhado, na esperança de aumentar a conscientização para que nenhuma outra família cometesse o mesmo erro.
Cuidados com a criança
- Quando os bebês começam a comer sozinhos?
- O que você precisa fazer se o bebê parar de respirar ou engasgar
- O que fazer se a criança engasgar, segundo bombeiros