Arrotar depois de mamar evita regurgito do bebê

Ana Flora Toledo

Do Bolsa de Bebê

Depois de mamar, coloque o bebê para arrotar! Essa indicação é a mais ouvida pelas mamães de primeira viagem que ainda não sabem bem como agir com o pequeno. A atitude é realmente importante, pois é capaz de evitar que a criança vomite (ou gorfe, como é popularmente falado).

Leia também

Cólicas do bebê: como identificar e acabar com elas

Quantas horas de sono uma criança precisa ter?

Saiba tratar e evitar as assaduras em bebês

Isso acontece porque o arrotar faz com que o bebê solte o ar que engoliu excesso, evitando que ele regurgite. “Mas nem todos os bebês arrotam”, alerta a pediatra da Maternidade Pro Matre Paulista Dra. Edineia Vaciloto Lima. Nesses casos, não há motivo para preocupação, segundo a especialista.

“Basta esperar em torno de uns 10 minutos com o pequeno no colo e depois colocá-lo no berço”, orienta, enquanto indica outro cuidado. “O bebê deve dormir sempre de barriga para cima para evitar que engasgue caso regurgite. Esta recomendação é a mais atual, sendo feita pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Nunca deixe seu bebê dormir de bruços sozinho”.

Para estimular o arroto, a posição ideal é deixar a criança de pé no colo, segurando sempre a cabeça e pescoço. Essa técnica deve ser usada, principalmente, no primeiro mês. “Não há um período certo, mas no primeiro mês de vida há uma preocupação maior devido ao bebê ainda não ter alguns reflexos”, explica.