O período da gestação é recheado de dúvidas, não é para menos, são tantas mudanças e novos hábitos incorporados na rotina que é normal questionar aquilo que antes parecia habitual. Pensando nisso, é importante que as gestante saibam que se antes da gravidez o banho quente era parte de suas manias, durante a gestação não é recomendado banhos muito quentes, especialmente no primeiro trimestre.
Isso mesmo, durante a gravidez o ideal é ficar longe de saunas, ofurôs, e banheiras com água muito quente pois, de acordo com o obstetra Guilherme Loureiro, responsável pelo serviço de medicina fetal da maternidade Pro Matre Paulista, pode sim desencadear problemas com o desenvolvimento do feto.
Por quê evitar banho quente na gravidez?
Mudanças nos cromossomos
Conforme o médico, o vapor quente pode estimular alterações nos cromossomos do feto. Estas anomalias, por sua vez, geram síndromes como Down, Edwards ou Patau. O mesmo cuidado vale para ofurôs, banheiras e piscinas aquecidas, especialmente as com temperatura superior a 30 graus.
Pressão baixa
Outra razão para evitar sauna na gravidez é que gestantes têm mais chance de ficar com a pressão baixa, podendo apresentar mal-estar e desmaios.
Cuidados na gravidez
- Médica indica cuidados importantes no início da gravidez
- Cálculo do IMC pode determinar cuidados na gravidez
- 7 alimentos que as grávidas devem evitar