Bebê teria ficado cego após foto com flash: entenda e proteja seu filho

Qualquer indivíduo, quando submetido a um flash forte, sente incômodo nos olhos. Nos recém-nascidos o impacto é ainda maior. Na China, um bebê de 3 meses teria perdido a visão após ser fotografado com flash a menos de 25 cm de distância por um amigo da família, segundo informações do tabloide britânico Daily Mail. Teria havido redução parcial da visão do olho esquerdo e perda total no direito, segundo informações do site O Globo. Já de acordo com publicação local People’s Daily, o caso é irreversível porque as células máculas foram danificadas.

Leia também:
Bebê de 5 meses faz cocô na privada: mãe explica método
Bebê que teve pênis cortado no parto: o que fazer em caso de erro médico
Foto de bebê tomando cerveja causa revolta na web

Fotografa bebê com flash faz mal mesmo?

De acordo com o diretor médico do Hospital Oftalmológico Santa Beatriz, Bruno Guimarães Novaes, estímulos intensivos, repentinos ou repetitivos de flash incomodam muito e, em situações mais graves, podem gerar transtornos de visão temporários. Isto porque a retina é formada por células sensíveis á luminosidade e no recém-nascido, o processo de ter contato com a luz acontece aos poucos.

No entanto, o especialista afirma que geralmente os transtornos são temporários porque a recuperação das células acontece, mas de forma lenta e gradual. Portanto, não há confirmação se a história do bebê chinês é totalmente verdadeira, como afirmam Daily Mail e People’s Daily.