Atividades simples podem ajudar e muito no desenvolvimento infantil
A partir de um ano de idade é notável o desenvolvimento motor e intelectual da criança, que começará a querer explorar as coisas ao seu redor. Para estimular o crescimento saudável e criar momentos divertidos e amoroso, então, é importante que os pais se envolvam em atividades simples, mas que colaboram para o amadurecimento da criança. Confira quatro brincadeiras para fazer com bebê de um ano.
Brincadeiras para bebê de um ano
Colecionar objetos
Leve o bebê para passear num parque tranquilo, no jardim do prédio e no quintal, dê um baldinho na mão dele e, então, peça para que recolha coisas que interessarem. Vale itens como pedrinhas, conchas, folhas, galhos, por exemplo, desde que não seja nada perigoso ou sujo.
Depois, peça para esvaziar e começar de novo. A atividade, além de mostrar ao bebê texturas diferentes, exercita a coordenação motora e os movimentos de segurar com as mãos.
Bola
Coloque o bebê sentado de pernas abertas no chão e faça o mesmo, encostando seus pés nos dele. Role uma bola leve e grande para ele e peça que ele role de volta para você . Essa simples brincadeira ajuda a exercitar a coordenação motora, e exercita os bracinhos em movimentos e recolher e esticar.
Brinquedo vivo
Pegue uma boneca ou bichinho que a criança gosta e finja que ele tem vida. Assim, troque a roupinha, coloque-o para comer, tomar banho e dormir junto com o bebê – tudo o que você disser ao bebê, diga ao boneco também. Essa atividade ajuda a criança a fixar melhor sua rotina e a desenvolver a linguagem.
Blocos
Como exige mais concentração, a brincadeira é mais indicada para crianças que estejam mais próximas dos dois anos de idade. Crie formas simples – retas e quadrados, por exemplo – com blocos de madeira e peça para que a criança faça igual. Depois inverta os papeis A atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora, além da noção de tamanho e de espaço.