Brunna não é a primeira famosa a ter uma barriga de grávida com “gominhos” – mas, afinal, é saudável?
Após anunciar a gravidez em um post no Instagram, Brunna Gonçalves mostrou a barriguinha de grávida ao vivo para o público do Numanice no último domingo (10). Algo, no entanto, chamou a atenção de internautas na web: o fato de que Brunna tem uma barriga de grávida “sarada”. Afinal, isso é saudável? Entenda abaixo.
Brunna Gonçalves tem barriga de grávida “sarada”
No Numanice, a mais nova mamãe do pedaço, Brunna Gonçalves, fez questão de exibir a barriguinha de sua primeira gestação com a esposa, Ludmilla. Na ocasião, algumas pessoas inclusive posaram com a dançarina, mostrando o barrigão de perto – algo que evidenciou os “gominhos” presentes nela mesmo agora durante a gestação.
Essa não é a primeira vez que o mundo das famosas tem uma “grávida sarada”. Esse foi o caso, por exemplo, de Biah Rodrigues, esposa do cantor Sorocaba, durante as gestações que viveu. No passado, a modelo fitness Sarah Stage também chamou muito a atenção do público com a barriga de grávida com tanquinho.
Barrida de gravidez com tanquinho: por que acontece?
Mas, afinal, por que isso acontece? Em primeiro lugar, é preciso lembrar que esse não é o esperado para a maioria das mães. Mesmo pessoas que treinam muito a musculatura do abdômen podem ter uma barriga bem redonda e lisinha durante a gestação, e os “gominhos” do abdômen não devem ser algo que se almeja alcançar.
Outro fato importante é o de que o tamanho e o formato da barriga de mulheres grávidas variam de acordo com uma série de questões. Fatores como genética, biotipo e histórico de atividades físicas pode determinar o quanto uma barriguinha vai crescer durante a gravidez.
Para mulheres de determinados biotipos e que praticam atividades físicas há muitos anos, pode acontecer de a barriga ser pequena e ter os músculos “marcados”. É preciso lembrar que todas as pessoas têm os tais “gominhos”, mas eles só aparecem quando há uma boa redução do tecido adiposo que o recobre. É por isso que malhar os deixa à mostra.
Barriga de grávida “sarada” é mais ou menos saudável?
Segundo o ginecologista e obstetra Alberto Jorge de Sousa Guimarães, é essencial saber também que a barriga de grávida “sarada” não determina saúde (ou falta dela) na gestação. Ela também não indica maior ou menor probabilidade de ter um parto normal.
“O músculo do abdômen você consegue exercitar e deixá-lo forte. Já o útero não é um músculo que pode ser exercitado”, diz o especialista.
Com ou sem músculos aparentes, o importante é que a mulher se alimente bem durante a gestação, monitore o ganho de peso junto a especialistas e se mantenha ativa. Para grávidas que já praticam atividades físicas, há indicação de continuar na maior parte dos casos – mas é essencial checar a questão junto de um especialista.
Também não é indicado almejar a definição muscular da barriga ou a diminuição do peso na gestação. É preciso lembrar que, na gravidez, o crescimento da barriga é algo natural e esperado, e não deve ser contido por fins estéticos.
Barriga de grávida de Brunna Gonçalves tem particularidade
Outro fator que é preciso ressaltar é o fato de que Brunna Gonçalves já fez lipoaspiração. Ela passou pela LAD – lipoaspiração de alta definição – em 2020 visando “esculpir” a barriga. Isso também influencia na aparência da barriga de gestante da dançarina.