Cólica do bebê não é culpa da mãe: declaração de pediatra é alivio para mulheres

As mães de primeira viagem podem se sentir um pouco perdidas quando se deparam com as primeiras cólicas em seus bebês. Os sintomas são bem específicos: o choro é diferente, mais agudo e irritado, e a criança não se acalma facilmente, além disso, o rosto do pequeno fica bem vermelhinho ao mesmo tempo em que ele puxa e contrai as pernas.

Esse é problema bastante comum que acontece a partir da segunda semana de vida do recém-nascido, mas que geralmente costuma desaparecer depois do terceiro mês. Muitas mães se culpam e acabam mantendo uma dieta absolutamente restritiva a fim de evitar que seus bebês tenham cólica, contudo, o pediatra recifense Reginaldo Freire afirma categoricamente: https://www.instagram.com/p/BwhN4qUHR5A/” target=”_blank”>a culpa das cólicas não é da mãe.

Por que bebês têm cólica?

A cólica do recém-nascido é causada simplesmente pela imaturidade do intestino, mas sem uma fisiopatologia específica. O trato intestinal do bebê ainda está se formando, por isso faz movimentos descoordenados que provocam a dor.

Outro fator é a presença de ar no sistema digestivo. A pega incorreta na hora de mamar pode fazer com que o bebê acabe engolindo ar, que pode ser eliminado na forma de arroto ou se transformar em gases, fazendo pressão no intestino e dando origem às cólicas. Isso também pode acontecer com o uso da chupeta.

Não se culpe, mamãe

O pediatra explica que não existe nenhuma base científica para que se estabeleça uma lista padrão de alimentos proibidos para mulheres que estão amamentando. A maioria dos bebês fica bem com a alimentação de suas mães, até mesmo com o consumo moderado de chocolate e café.

O importante, de acordo com Freire, é a mãe observar se existem casos específicos nos quais o bebê se incomoda com algum tipo de alimento que foi ingerido. Contudo, realizar uma privação extensa, e ainda em meio a cobranças externas, não é algo proveitoso para a mãe – que está vai precisar estar o mais bem nutrida e relaxada possível.

Apenas o que passa pelo sangue da mãe – como álcool, medicação e drogas –, influencia diretamente na saúde do bebê. No mais, permita-se estar confortável e saudável para você e seu bebê.

https://www.instagram.com/p/BwhN4qUHR5A/

Alimentação infantil