Comer sem vontade: 6 fatores normais que acabam com o seu apetite na gravidez

por | jun 25, 2024 | Gravidez e bebês

Apesar de muitas pessoas acharem, a inapetência não é comum apenas no primeiro trimestre

A maioria das mulheres grávidas sofrem de sintomas de náuseas e vômitos durante o primeiro trimestre da gestação. Como consequência, é comum que elas sintam menos vontade de comer. No entanto, essa não é a única alteração do apetite na gravidez.

Já no segundo trimestre, que é muito importante para a gestação, o corpo da mulher começa a se ajustar para acomodar o feto em crescimento. Por isso, junto com os enjoos e vômitos, as mulheres grávidas também podem perder o apetite.

Quais os motivos da perda de apetite na gravidez?

Durante o primeiro trimestre de gravidez, aumentam os níveis de progesterona no corpo da mulher. Este hormônio retarda o processo de digestão. Além disso, uma maior absorção de água pelo cólon, o que também tende a causar alterações no sistema digestivo. Outra causa comum é a ingestão aumentada de ferro durante a gravidez, o que também leva à constipação.

Grávida comendo. (Crédito: Pexels/cottonbro studio)

A partir do segundo trimestre, há uma desaceleração geral no sistema digestivo da gestante. Este abrandamento é devido a uma maior pressão do útero no intestino grosso, o que leva a uma diminuição do apetite e constipação. Além disso, a gravidez também traz algum tipo de estresse físico, mental, emocional e hormonal, o que pode ser uma das razões para mulher grávida não querer comer.

Já no terceiro trimestre, a inapetência também é muito comum em algumas gestantes. Tudo porque o bebê está crescendo cada vez mais e pressionando o estômago, que pode gerar ainda menos fome. Além disso, a grávida pode se sentir satisfeita mais rapidamente com o bebê pressionando o estômago, o que torna mais difícil comer mais.

Gravidez