Meu filho tem 1 ano e 4 meses e não quer largar o peito, o que fazer neste caso?
Renato Calabró Calheiros, pediatra – Esta questão é difícil de ser avaliada pois necessita de uma interação do binômio mãe-filho. Se a mãe realmente estiver disposta a não amamentar mais, algumas técnicas podem ser aplicadas. Mas vale lembrar que isto deve partir de uma vontade materna.
Dicas de como facilitar o desmame:
– Evite fazer o desmame de forma repentina, do gênero ir viajar ou deixar o bebê na casa dos avós por um fim de semana.
– É importante não combinar o desmame com outros acontecimentos estressantes para o bebê ou a criança como entrar na escolhinha, viagem de trabalho do pai, perda de um animal de estimação e outros.
– Muitas vezes o próprio bebê dá sinais para iniciar o desmame: fica pouquíssimo tempo no peito, prefere brincar a mamar. Aproveite a deixa.
– Quando novos alimentos já foram introduzidos o desmame fica mais fácil. É interessante começar pulando uma mamada ou, se estas mamadas forem apenas de manhã e à noite, devem ser substituídas gradualmente pela mamadeira.
– Converse bastante com seu bebê, tente explicar da melhor forma possível tudo o que está acontecendo. A comunicação é a base de qualquer relacionamento e deve começar o mais cedo possível.
Quanto mais tarde o desmame, mais difícil é?
Renato Calabró Calheiros, pediatra – Depende da interação mãe-pai-filho. Quando a criança cresce, a presença paterna pode influenciar no desmame.
O que as mães que não amamentam podem fazer para se sentirem próximas a seus bebês?
Renato Calabró Calheiros, pediatra. Devem manter o contato corpo a corpo, inclusive quando se oferece a fórmula infantil (leite em pó). Este contato, com conversas e toques, mantém a proximidade de ambos.