Corrimento verde no pós-parto pode ser normal ou não: como diferenciar

Depois do nascimento do bebê, o corpo da mulher passa por uma série de alterações para retornar ao estado anterior à gestação. Esse período costuma ser chamado de puerpério ou período pós-parto e se inicia imediatamente após a dequitação (saída da placenta), se estendendo até a oitava semana depois do parto.

Assim como a gestação pede que a mulher perceba os sinais que seu corpo dá, no período pós-parto isso não é diferente. Nesse período de readaptação do corpo, é importante ficar atenta a alguns sintomas que podem representar um alerta vermelho à saúde.

Pós-parto: eliminação de lóquios

Um dos processos observados no puerpério é a eliminação de lóquios via transvaginal. Essa secreção é formada por uma mistura de células sanguíneas, células endometriais, bactérias e restos de membranas placentárias, decorrentes da regeneração da ferida placentária.

A eliminação de lóquios é um processo normal e esperado no pós-parto. Geralmente a evolução da loquiação ocorre da seguinte forma: nos primeiros dias pós-parto assumem uma coloração avermelhada, após 3 a 4 dias os lóquios adquirem uma coloração acastanhada. Por volta do 10º dia, a coloração se torna amarelada e gradativamente vai assumindo um tom mais esbranquiçado.

Corrimento verde: quando a secreção não é normal

É comum ter dúvidas sobre o que está ou não dentro da normalidade durante o pós-parto. No caso de corrimento, é importante ter em mente que cheiro forte e coloração esverdeada são fortes indícios de que há algo errado.

De maneira geral, o corrimento esverdeado acompanhado de sintomas como: ardência ao urinar e coceira na vagina são alguns sintomas de uma infecção chamada tricomoníase, causada pelo pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Essa condição compromete o colo do útero, a vagina e a uretra.

Tratamento: o tratamento pode ser feito por meio de medicações receitadas por um ginecologista. Por se tratar de uma doença sexualmente transmissível, é importante que o parceiro também seja examinado.

Atenção para as DSTs