Criança que range os dentes pode ter saúde afetada de 3 maneiras

por | jul 14, 2019 | Gravidez e bebês

Os bebês têm crescimento rápido e diversas mudanças físicas nos dois primeiros anos de vida. Nesta fase eles aumentam em tamanho, peso e os primeiros dentes crescem.

É nessa época também que os pequenos desenvolvem certos hábitos. A maioria são passageiros, mas outros podem ser um sintoma de um desconforto maior que pode durar por muito tempo.

É muito comum, por exemplo, crianças de até dois anos rangerem os dentes. Conhecido como bruxismo infantil, este hábito voluntário ou involuntário geralmente desaparece ao longo dos anos. No entanto, há momentos em que o ranger dos dentes não desaparece e isso pode afetar a saúde da criança.

Shutterstock

Como o bruxismo afeta a saúde das crianças?

Segundo a Fundação Neumours, de saúde infantil, entre 2 e 3 crianças a cada 10 irão desenvolver o bruxismo. E este distúrbio pode ser causado pela própria morfologia da arcada dentária, como dentes tortos, por exemplo, problemas emocionais ou mesmo por uma deficiência nutricional.

O bruxismo pode se tornar um problema de saúde quando persiste por muito tempo após a criança ter todos os seus dentes de leite. Neste caso, é melhor consultar um pediatra para um check-up, que provavelmente levará a criança até um dentista. O profissional examinará se esse hábito é causado pela posição dos dentes ou se é devido a qualquer outra causa.

Com o tempo, este ranger dos dentes pode afetar a saúde (e qualidade de vida) das crianças de três formas diferentes:

1. Dificuldades de mastigar

Em casos mais graves, o bruxismo pode vir acompanhado por dificuldades em mastigas certos alimentos. Isso, por sua vez, tende a causar distúrbios digestivos porque a comida chega quase inteira (pouco mastigada) ao estômago e dificulta seu metabolismo;

2. Dores

O bruxismo também pode causar dores de cabeça, de ouvido e na face de maneira geral, além de contraturas musculares, trazendo desconforto ao pequeno.

3. Perda do tecido dentário

Em alguns casos, o bruxismo pode desgastar o esmalte do dente, causando perda do tecido dentário. Também há chances de lascar os dentes, aumentar a sensibilidade a temperatura e trazer problemas nos maxilares.

Qual é o tratamento para o bruxismo?

O tratamento mais comum é o uso de uma placa de repouso, que é feita por um dentista. Essa placa contribui para retardar o progresso das lesões na maioria dos casos. Às vezes seja necessário o complemento com técnicas de relaxamento, além de capas protetoras que evitam o atrito entre os dentes.

Remédios caseiros funcionam?

Existem remédios caseiros que ajudam a aliviar o desconforto da criança, como molhar uma toalha em água quente e depois colocá-la no rosto da criança por 4 minutos, ou comer maçãs para fortalecer a mordida. No entanto, o ideal é buscar ajuda de um especialista se o problema persistir por muito tempo.

Dentes das crianças

Original Author: Sebastián Pérez Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/sebastian-perez
Original ID value: 217028
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/madres/217028/tu-hijo-rechina-los-dientes-asi-es-como-puede-afectar-su-salud