Um dos mais importantes dos sinais do trabalho de parto é a contração ritmada e prolongada do útero. Os movimentos são responsáveis pela dilatação do colo do útero para que ocorra a passagem do bebê pelo canal de parto.

A dilatação do colo do útero é gradativa e pode chegar até 10 cm, explica Ana Cristina Palmieri, coordenadora de Enfermagem do Centro Obstétrico do Hospital e Maternidade Santa Joana. A medida pode não soar tão impressionante, mas quando visualizada, pode causar grande impacto.
Pensando nisso, o Centro de Nascimento SCV, na Califórnia, EUA, apresentou em seu perfil no Facebook uma ferramenta utilizada para a compreensão visual dos tais 10 centímetros de dilatação que permite a passagem da cabeça do bebê no parto.

A tábua de dilatação (imagem abaixo) traz a representação do colo do útero, desde o primeiro centímetro até chegar aos 10.
https://www.facebook.com/scvbirthcenter/photos/a.469497339734638/2801124613238554/?type=3&theater
Como ocorre a dilatação do colo do útero
A mulher entra em trabalho de parto ativo quando o colo do útero apresenta dilatação entre 3 e 4 centímetros. Neste momento, as contrações começam a ficar mais fortes e mais frequentes e podem chegar a intervalos de três a quatro minutos, com durações de até 90 segundos.

Em seguida, a mulher passa para uma próxima fase, em que as contrações ocorrem em intervalos de até 3 minutos e o colo do útero dilata 10 centímetros. É a hora da chegada do bebê.
Nesta fase, o útero empurra o bebê pela vagina ou pelo canal de parto e a mulher passa a sentir a pressão da cabeça do bebê entre as pernas. A cabecinha do bebê então começará a sair e a mulher poderá parar de fazer força para que a criança nasça mais devagar, evitando lacerações no períneo, a área entre a vagina e o ânus.
Parto e chegada do bebê
- Primeiro sinal de que parto vai começar NÃO é a bolsa estourar: entenda
- Parto eutócico: o que é, como acontece e qual é a diferença do distocico
- 4 coisas que a mulher grávida NÃO deve fazer durante o trabalho de parto