É assim que grávidas podem acabar com bolinhas vermelhas que surgem no braço e bumbum

Aquelas bolinhas com aspecto áspero e ressecado que aparecem na parte anterior dos braços, coxas e glúteos se intensifica durante a gravidez. Conhecido como queratose pilar, esse problema cutâneo é caracterizado pela formação de pequenos caroços de queratina nos folículos pilosos, que muitas vezes são confundidas com acne ou alergia – e em um terço dos casos ainda provoca coceiras na pele.

Bolinhas vermelhas na gravidez

A queratose pilar surge em pessoas dos mais diversos tipos de pele e tende a piorar nos dias de clima mais frio. O dermatologista DR. Domimberg Ferreira, da Clínica Megamed, afirma que essas bolinhas vermelhas podem estar relacionadas a predisposição genética, fazendo a pele produzir queratina em excesso.

O especialista diz, ainda, que a queratose pilar também está associada a outras condições, como dermatite atópica, rinite ou asma.O problema tende a piorar durante a gravidez e pós-parto porque o sistema imunológico da mulher nestes períodos fica mais vulnerável.

Em crianças pequenas, essa condição é bem comum por causa da pele fina e sensível, que ainda não possui a suas funções completamente desenvolvidas.

Como tratar queratose pilar

Na maioria dos casos, as bolinhas vermelhas nos braços ou glúteos desaparecem sozinhas depois de um certo período de tempo. Esta condição cutânea não tem cura, mas um tratamento adequado é capaz de melhorar o aspecto da pele.

Em um exame clínico, o dermatologista poderá avaliar melhor o problema, recomendando o uso de cremes para desobstruir a saída dos pelos e melhorar a aparência destes depósitos de queratina.

shutterstock

Só é preciso ficar de olho nas formulações destes hidratantes durante a gestação, já que eles podem ter ingredientes de risco para a saúde da mãe e do bebê.

Para prevenir a queratose pilar, especialmente na gravidez, é recomendado fazer esfoliações leves e evitar o uso de roupas muito justas, já que o atrito com a pele tende a piorar o quadro. Com a alimentação também é possível reduzir a incidência destes carocinhos, apostando num cardápio rico em vitaminas A, D e K.

Cuidados com a pele na gravidez