Para a imensa maioria dos adultos, o soluço é uma situação chata e incômoda. Nos bebês, ele é ainda mais recorrente e comum. Por que isso acontece? Soluço no bebê é normal?
O que é o soluço?
O soluço é resultado da ação involuntária do diafragma, músculo que separa o tórax do abdômen. Durante o espasmo da musculatura há o fechamento da glote e isso resulta na dificuldade de passagem de ar para os pulmões. O barulho característico é causado exatamente por esse fechamento.
Bebê com soluço: causas

O soluço dos bebês está relacionando a uma imaturidade do sistema nervoso, especialmente do nervo frênico, que nos primeiros meses de vida ainda não é capaz de controlar perfeitamente o diafragma.
Dói? É perigoso?
De acordo com a pediatra Dra. Luciana Herrero, especialista do grupo Aninhare, de Ribeirão Preto, quando o bebê está com soluço ele não sente dor. “Não é doloroso. Os pais não devem se preocupar porque é normal e por volta dos três ou quatro meses a frequência diminui bastante”, explica.
A única atenção, no entanto, deve ser com relação a sintomas associados. Se o bebê soluça muito, chora e regurgita, por exemplo, é importante investigar a possibilidade dele sofrer com refluxo. “Mas na maioria das crianças é simplesmente um soluço normal”, tranquiliza a pediatra.
Primeiros cuidados com os bebês
- Menino x Menina: é preciso cuidar de maneira diferente?
- 10 dicas para facilitar a troca de fralda dos bebês
- Regras para colocar nas primeiras visitas ao recém-nascido