O anúncio da gravidez costuma ser acompanhado por muitas dúvidas entre as gestantes. Não é para menos, diante de tantas transformações físicas e hormonais, é normal que haja uma preocupação precoce sobre a cada caminho percorrido.
Mas justamente por protagonizar tantas mudanças às vezes é difícil para as gestantes ter parâmetros para entender o que está dentro da normalidade e o que deve ser causa de preocupação quando se trata do feto. Por isso, reunimos 11 informações que ajudam as mães a ficarem atentas aos seus bebês ainda dentro do útero.
Como saber se o bebê está bem dentro da barriga
Para ficar tranquila e ter certeza de que seu pequeno está se desenvolvendo bem dentro do forninho, veja tudo o que é normal e esperado que aconteça. Caso sinta alterações bruscas dos hábitos, procure o médico responsável pelo pré-natal.
- As mulheres começam a sentir o bebê se mexer entre 16 e 24 semanas;
- Os movimentos mais comuns são os pontapés, as vibrações, as cambalhotas e os empurrões;
- O tipo de movimento muda de acordo com o avanço da gestação;
- Não há um número exato de movimentos que configure a “normalidade” já que cada bebê tem seu padrão de movimentação. Mas, as mães devem reconhecer os hábitos deles;
- A partir da 32º semana eles passam a ser mexer menos e com frequência parecida até o nascimento;
- Períodos da tarde e do começo da noite são momentos de pico das atividades;
- Durante o dia e à noite eles geralmente dormem;
- O sono dura entre 20 e 40 minutos e não ultrapassa 90;
- O bebê não se mexe no período enquanto dorme;
- Não é possível estipular números corretos de chutes, por exemplo, mas é essencial que a mãe conheça o ritmo do seu bebê e saiba identificar quando a movimentação está excessiva ou a diminuição anormal;
- A gestante, ao sentir que os movimentos cessaram ou que o bebê está se comportando de modo diferente do habitual, deve entrar em contato com a maternidade ou com uma unidade de saúde.
Gravidez: curiosidades
- Chute do bebê dentro da barriga da mãe pode chegar a 5kg de força
- Bebê ter soluço dentro da barriga é bom
- Bebês entendem fatores externos mesmo na barriga