Este jeito de brincar com seu filho parece inofensivo, mas é MUITO arriscado

Nada é mais gratificante que ouvir as risadas de alegria do seu filho enquanto ele está se divertindo. É comum que pais e mães façam brincadeiras com seus filhos para despertar o riso e até mesmo uma conexão entre eles. Contudo, nem todas as brincadeiras são saudáveis e seguras, em especial a de girar a criança pelo ar, segurando em seus braços ou mãos.

Brincadeira arriscada com crianças

Talvez essa seja uma das brincadeiras favoritas dos pequenos, no entanto, não é incomum que lesões possam acontecer. Por ter a estrutura óssea mais frágil, crianças estão sujeitas a deslocamentos ou até mesmo fraturas nos braços e pernas. Durante a brincadeira de ser rodada, pode ser que ela sequer reclame para não impedir a diversão, mas os sintomas, incluindo a dor, aparecem depois.

Shutterstock

Pronação dolorosa

De acordo com a Dra. Patrícia Moraes de Barros, do Hospital Infantil Sabará, o nome da lesão ocorrida por causa de brincadeiras como esta é pronação dolorosa. Ela significa um deslocamento de um dos ossos do antebraço em relação à parte do osso que se liga com a articulação do cotovelo.

A médica explica que isso acontece devido à consistência mais elástica dos ligamentos e ao desenvolvimento ósseo incompleto em crianças com média de 2 a 5 anos. O tratamento é simples, apesar de doloroso, no qual o médico vai recolocar os ossos no lugar. A imobilização só é necessária em casos recorrentes ou que sugiram outras lesões mais graves.

Desenvolvimento na infância