Exame de gravidez: pílula ou remédios podem alterar resultado do teste de farmácia?

por | ago 1, 2016 | Gravidez e bebês

Práticos, rápidos, baratos e fáceis de serem encontrados, testes de gravidez comprados em farmácias podem ser bons aliados para momentos de expectativa ou mesmo tensão diante um atraso na menstruação enquanto não chega o dia para sua consulta com o médico e o exame de sangue infalível. Estudos indicam que os testes de farmácias têm média de acerto de 70% a 95%.

Pílula ou remédios alteram resultado de teste de farmácia?

istock

Nenhum tipo de pílula anticoncepcional é capaz de alterar ou mascarar um resultado nos testes de gravidez de farmácia. No entanto, alguns tipos de medicamento, como tranquilizantes, diuréticos ou remédios para tratar alergias podem sim comprometer a eficácia do teste. Remédios mais comuns, como analgésicos e antibióticos não interferem no resultado.

Para ter um resultado mais confiável, o ideal é que o teste de gravidez de farmácia seja realizado apenas após o atraso menstrual, pois a mulher pode estar grávida, mas em um estágio muito precoce e o teste pode apresentar um falso negativo. Cerca de 5 dias após o atraso no ciclo já é possível detectar a gravidez.

Momento mágico:  5 superpoderes que mulheres ganham durante a gravidez