Existem alimentos e bebidas que podem ser abortivos e toda grávida deve evitar?

Existem alguns alimentos e ingredientes que não são necessariamente abortivos, mas podem causar uma série de complicações para formação e desenvolvimento tranquilo do bebê. Esse é caso de algumas bebidas estimulantes, como o álcool e o café. As principais preocupações com os alimentos durante a gravidez são mais relacionados ¡a transmissão de infecções que possam alterar o desenvolvimento do feto ou a sua adequada nutrição e oxigenação.

Leia também:
10 melhores alimentos para gravidez saudável
As 8 melhores frutas para grávidas
5 alimentos para acabar com o enjoo na gravidez

Durante a gravidez, evite:

Chá de canela, preto, mate, boldo e outros
Algumas infusões podem não ser tão benéficas durante os meses de gestação. As que contêm dose de cafeína, como mate, preto e inglês, podem acabar acelerando o metabolismo e a queima de calorias, que deveriam ser compartilhadas com o bebê. Outras, como a de boldo, arruda e cipó-mil-homens, erva-de-bicho, buchinha do norte, espirradeira, melão-de-são-caetano, erva-de-santa-maria, pinhão-de-purga ou pinhão-paraguaio, poejo e losna são consideradas abortivas pela medicina popular.

Comida mal passada
É importante evitar consumir alimentos mal cozidos, como carne mal passada, peixe cru, doces com ovos crus, leite e derivados não pasteurizados porque estes alimentos podem aumentar as chances de ingerir Salmonella, que pode causar gastroenterite, Toxoplasma Ghondi, que pode causar toxoplasmose, e levar a problemas de formação no bebê.

Álcool
A bebida alcoólica pode ser absorvida através da placenta e acabar impedindo o bebê de receber o oxigênio e nutrientes necessários. Bebedeira durante a gestação também pode aumentar as chances de seu filho desenvolver síndrome alcoólica fetal, uma doença que causa grave efeitos colaterais físicos e mentais.

Canela
Seja em pó ou chá, a canela aumenta as contrações uterinas. Por isso, não é indicada para gestantes, seja polvilhada em alimentos ou na forma de bebidas, como chá. Seria necessária a ingestão de grandes quantidades, mas como não se sabe exatamente qual o limite para cada gestante, é melhor evitar consumir.

Dietéticos
Alimentos dietéticos e adoçantes à base de sacarina e ciclamato devem ser evitados durante a gestação por fazerem mal para a formação do bebê. E existe uma porção de bebidas e outros industrializados nas versões light e diet que abusam desses recursos. Cuidado.