As bombas de extrair o leite materno são mais úteis do que uma grávida pode imaginar. Ao contrário do que a maioria imagina, elas não são usadas apenas para extrair leite para ser administrado na sua ausência, caso precise ficar longe do bebê durante um período. Às vezes, a mama fica tão cheia que o bebê tem dificuldade para pegar o peito ou ele acaba preferindo uma mama a outra e a bomba auxilia a esvaziar um pouco o peito, o suficiente para que o bebê consiga mamar com mais facilidade.
Tirar leite materno é bom?
Extrair o leite materno tanto estimula a produção de mais leite, quanto ajuda a esvaziar o peito caso ele esteja cheio demais, gerando desconforto e até mastite. A infecção, que acomete a glândulas da mama, é causada pelo acúmulo de leite e pela entrada de bactérias pelas rachaduras na pele.
Pode deixar os seios flácidos?
A retirada do leite em si, não é causa da flacidez nas mamas. No entanto, o fato dos seios produzirem leite por muitos meses pode deixar os seios mais flácidos dependendo do tipo corpo da mulher, seus hábitos alimentares e quantidade de atividade física realizada.
Existe uma tendência de os seios ficarem flácidos não muito pela amamentação, mas pelo próprio processo de mudança do corpo que acontece durante a gravidez, pois a mulher ganha peso durante a gestação e seus seios aumentam muito de volume. Porém, essa também não é uma regra.
Ou seja, nem sempre os seios vão ficar maiores do que antes da gestação. Há casos de mulheres que chegam a ganhar dois ou três números na medida do sutiã depois de amamentar, mas também acontece o inverso: os seios ficarem menores do que antes. O que influencia na flacidez dos seios é a gestação em si, devido ao aumento das mamas. E, quanto mais gestações a mulher tiver, mais flácido o seu seio ficará.
E tudo também vai depender dos fatores genéticos de cada mulher, hábitos alimentares e de combate ao sedentarismo adotados antes e após a gestação. Tudo porque a idade e a gravidade também são fatores determinantes. Portanto, não pense que se não engravidar ou evitar amamentar pode ficar imune aos sinais da idade e aos seios flácidos.
Como evitar a flacidez?
Ela é inevitável com a idade. A flacidez dos seios e queda das mamas é um processo natural do corpo da mulher e inevitável que aconteça a todas as mulheres em algum ponto de sua vida, exceto às mulheres com seios muito pequenos.
Para desacelerar o processo de queda causado pelo tempo e o aspecto flácido dos seios, é possível tomar algumas atitudes no dia a dia. Alguns hábitos e cuidados para conseguir seios firmes sem cirurgia, são através de alimentação, boa hidratação e os exercícios físicos certos. Assim sendo, é possível em algum grau, prevenir a flacidez e investir em tratamentos estéticos.
Curiosidades e dicas sobre aleitamento materno
- Tomar anticoncepcional durante a amamentação faz mal?
- Mitos e verdades sobre alimentação durante a amamentação
- Prepare o seio para evitar dores e rachaduras ao amamentar